O DIA EM QUE O HOMEM APRENDEU COM A FORMIGA

Caro leitor, dedico-lhe um pouco de minha experiência observadora, claro que no bom sentido, para relatar sob uma ótica filosófica, dois personagens muito distintos entre eles. Parece mesmo assunto de filósofo que procura esticar as ações do homem sempre com um “porque” após o outro, ou então, de alguém que busca uma resposta para a pergunta simples: o que resulta a preguiça espiritual, se é que encontramos pelo referido título. Contudo, desejei veemente falar sobre o homem e a formiga, com base na citação bíblica em provérbios 6, versículo 6, que diz: ” Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos sábios, e sê sábio ”.

Vamos lá. Ao termo da palavra “formiga”, encontrei a atribuição de : nome de um inseto himenóptero que vive em sociedade em baixo da terra; enquanto a palavra homem, em sua atribuição encontrei: animal racional que ocupa o primeiro lugar na escala zoológica. E pude observar a primeira distinção: o próprio dicionário enfatiza, o primeiro como inseto que vive em sociedade, ao passo que o homem é enfatizado como primeiro de uma escala e racional. Um faz parte de sua sociedade e o outro escolhe sua sociedade.

A partir daí lembrei de uma característica simples da formiga que se distingue do homem: quando é verão, organizados em sociedade, formigas desbravadas vão a busca de alimentos para seus celeiros, pois sabem que é tempo de bonança, e que o tempo difícil logo vem. Para alguns isso é emocionante, mas é justamente assim que faz quem é sábio; enquanto ao homem, cheio de diplomas, heroísmo e conquistas, o que faz para o seu bem futuro? Responda-me camada de ozônio.

Muito bem. Para não fugir do tema deixa-me abrandar um pouco, e me conformar à leitura dos Sermões do padre Vieira, em especial o sermão dos Peixes.

Dizem que na Bíblia há resposta para todas as indagações do nosso dia-a-dia, e de fato, isso acaba de se comprovar, pois gostaria de entender as razões pela qual, muitos se desanimam de fazer a obra de Deus e assim inventam centenas de desculpas para não fazerem coisa alguma na casa de Deus.

A resposta está no presente, enquanto tudo vai bem muitos entendem que não precisar interceder pelo o futuro ou então não desejam renovação na presença do Senhor todos os dias, pois Ele é Deus do renovo. As coisas passam por uma estridente evolução e o crente tem que evoluir senão enfraquece, e o seu erro é só pensar no presente.

Para finalizar, o homem vê um sol maravilhoso de 30ºC ele tem duas alternativas:1º se protege e segue o caminho até o fim; 2º) encontra a primeira sombra e descansa. A formiga sabe que o tempo está próximo, e muitas das vezes pica o traseiro daquele que atrapalha o seu caminho.

Fortes abraços, e espero que você entenda meu ponto de vista, torcendo que você seja “um homem” espiritualmente à lição da formiga.