LUTAR PELA FÉ É VIVER PARA CRISTO. (Reflexões)

Paulo inicia a carta dirigindo-se à comunidade de Filipos, especialmente aos dirigentes, cuja função é zelar pelo bom andamento da comunidade.

Paulo dirige-se também aos diáconos que estão encarregados de atender às necessidades materiais da co-munidade e, talvez, também de pregar a palavra de Deus.

Através da oração, Paulo expressa seu afeto particular pela comunidade de Filipos.

Ele reconhece que os filipenses desde o início, coope-ram e participam ativamente no trabalho da evangeli-zação; tanto na colaboração do anúncio, como na defesa e confirmação do Evangelho e na ajuda material oferecida aos Apóstolos.

Paulo pede aos filipenses que cresçam no amor. Diz ele que, vivendo o amor, a comunidade será sempre ca-paz de distinguir o que mais favorece a prática da justiça.

Agindo dessa maneira (diz Paulo) um dia vocês irão ficar ao lado de Jesus, contemplando a face de Deus.

A prisão de Paulo, tanto no pretório como na caser-na dos guardas do governador, trouxe vantagem para o Evangelho.

Sabendo que Paulo estava preso por causa de Cristo,muitos cristãos se fortaleceram para anunciar o Evange-lho com amor e espírito de colaboração.

Outros, porém, aproveitando-se da prisão de Paulo, e com espírito de competição e inveja, querem assumir a liderança.

Apesar dos sofrimentos, Paulo está feliz por saber que através das orações dos filipenses e do Espírito de Jesus Cristo que sempre o socorre, ele obterá a salvação.

Embora confiante que após a sua morte irá viver para sempre contemplando a face do Senhor, ele fica num dilema: entre a vida e a morte.

Morrer para ele seria lucro, porque iria por toda a eternidade viver ao lado do Criador.

Por não ser egoísta, Paulo preferiu viver, porque vivendo ele poderia ainda salvar muitas almas através de suas pregações.

Paulo espera que a comunidade mantenha-se firme e unida testemunhando o Evangelho autêntico.

Paulo alerta os filipenses que não se trata apenas de acreditar em Cristo, mas de empenhar-se de fato com Cristo numa luta que pode trazer perseguição e sofrimen-o, assim como aconteceu com ele, que foi parar na prisão.

Para Paulo, o importante é que o nome de Cristo seja anunciado, mesmo por aqueles que se aproveitam da situação buscando interesses próprios.

Embora sofra com isso, ele fica contente e alegra-se ainda mais em saber que, através dos seus sofrimentos, a palavra de Deus está sendo levada a todos.

Texto baseado em Fl1,1-30

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 17/02/2008
Reeditado em 17/02/2008
Código do texto: T863680