4ª feira da 2ª Semana da Quaresma

 

Jeremias18,18-20; Sl 30,  Mt 20, 17-28.

 

 

A 1ª leitura fala da conspiração contra o profeta Jeremias e do seu clamor ao Senhor: ouvi-me! Escutai o que dizem meus inimigos. É assim que pagam o bem com o mal.?Atentando contra a vida?

O Salmista clama: ”Salvai-me pela vossa compaixão”. “Em vossas mãos entrego meu espírito”(Palavras ditas por Jesus na cruz e por Estevão, no martírio)

Mateus narra o terceiro anúncio da Paixão ao Jesus empreender a última Viagem  par Jerusalém.Essa subida é como uma peregrinação pascal, em direção à  nova páscoa.Segundo o texto a sentença de morte procede das autoridades judaicas, e  execução cabe aos pagãos.

O pedido da mãe dos filhos de Zebedeu pode recordar as manobras de de Betsabéia  em favor dos seu filho Salomão.

Pretendem os irmãos superar ou antecipar a Pedro, passar de segundos a primeiros?

A taça a que Jesus se refere é a paixão.

Um  modo de  exercer o poder no mundfo civil é autoritário e tirânico: não pode servir dr modelo para a comunidade de Jesus . Nela haverá autoridade, mas vai ser exercida  não por alarde de poder, mas com  espírito de serviço..Tal é a grandeza e a primazia  no reino.Jesus é o exemplo supremo. O Símbolo do “resgate”, como termos aparentados aparece em outros textos.

O Filho do homem veio para servir e dar a sua vida  como resgate por todos.

Nós, cristãos, somos outros cristos , e o grande segredo é morrermos  para viver uma vida muito melhor. E enquanto aqui estamos devemos promover a vida em abundância, lutando contra a cultura da morte para que não seja legalizadas as lei do aborto e da Eutanásia. 

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=867666