CÁTEDRA DE PEDRO, APÓSTOLO

   IPedro5,1-4, Sl 22   Mt16,13-19

 

O texto de Mateus apresenta um fato tal como a comunidade o entendeu e viveu.Note-se o paralelismo das identificações:o povo diz que o Filho do Homem é João,Elias, Jeremias, profeta.

Vós dizeis que eu sou...

Pedro diz que tu és o Messias, filho de Deus.

Simão que pele carne e sangue é filho de Jonas, declara que Jesus é o Messias Esperado;e Jesus o ratifica, declarando que a confissão procede de uma revelação do Pai, pela qual Pedro tem uma bem-aventurança.

Dito isso, prossegue estabelecendo e declarando a função específica de Simão. Jesus se propõe construir uma comunidade nova, na qual Pedro será uma “pedra” fundamental. O Edifício ou comunidade é obra e domínio de Jesus, “minha Igreja”,que substitui a comunidade sagrada gahal Yhwh Contra a Igreja  de cristo nada poderá o poder da morte, que abre suas portas para prender e fecha para não soltar.A obra de Jesus é mortal..

Pedro terá  as chaves de acesso ao reino de Deus e terá o poder de julgar, perdoar e condenar,ratificado por Deus;

A 1ª leitura fala da importância de sermos modelo e cuidar do rebanho com o coração amoroso. O Senhor é o pastor que me conduz,  não me falta coisa alguma, diz o salmo.

Nos, católicos, devemos pastorear, levar as pessoas a participar da Igreja ; cuidar delas de coração generoso.. Devemos fazer parte do corpo de Cristo, Ele que é o Senhor da nossa vida, Senhor da vida da nossa família. 

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=870620