SÁBADO DA 2ª Semana da Quaresma

Miquéias7,14-15.18-20; Sl 102;Lc15,12-3.11-32

 

 Lucas  narra a parábola do “Filho pródigo” , porém melhor seria chama-la da parábola do “Pai amoroso”. Ela fala do perdão do pai  para o pecador.Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva.”Perdoas a todos  porque são teus,Senhor, amigo da vida (Sab11,26).

A necessidade fez o jovem refletir.O jovem mesmo que só mentalmente,  impõe a pena a si mesmo:perder todos direitos  de filho.

O pai não leva o assunto por via legal, mas se deixa  levar pelo afeto paternal.O abraço sela a reconciliação antes que o filho pronuncie a confissão. É um reviver; não a simples volta, mas o arrependimento e o perdão.Uma vida nova merece ser festejada.A parábola tem uma  segunda parte porque nem todos  se alegram com o desenlace. Há quem não aceita  nem entenda a fraqueza do pai.O irmão mais velho que regressa do trabalho no campo, protesta contra  o irmão e o pai.. O irmão mais velho tem de aceitar a misericórdia do pai e reconciliar-se com o seu  irmão. arrependido.Paternidade gera  fraternidade .

O filho mais novo voltou arrependido e transformado. O pai diz “Voltou à vida”.

Na 1ª leitura o profeta clama: “jogai nossas pecados nas profundezas do mar”.

Diz o Salmo: ”É ele que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades. É ele que salva tua vida da morte.”

 Não só durante a quaresma , mas por todo tempo sejamos misericordiosos e estejamos  sempre a favor da vida.


Com som em :
http://www.recantodasletras.com.br/mensagensreligiosas/872043