3º Domingo da Quaresma

Êxodo, 17,3-7; Sl94; Rm5,1-25-8; João4,5-42

 

Vinde, inclinemo-nos em adoração de joelho diante do Senhor que nos criou .Ele é nosso Deus. Nós somos o povo de que ele é pastor,  assim  canta o salmista hoje.Na 1ª leitura Deus dá água ao se povo; na 2ª dá o Espírito Santo.

No Evangelho temos inicialmente um diálogo de Jesus e a Samaritana sobre a água. A mulher vai ao poço com sua sede natural de água. Estranhamente Jesus lhe pede de beber: com esse pedido ele a  ajuda a sair do plano das relações humanas.. Jesus  ajuda com o diálogo delicado a mulher descobrir em si mesma  uma sede profunda,que nenhuma água deste mundo pode  saciar.Diante dela há um poço misterioso que contém uma água que pose saciar s sede profunda da mulher: uma água é um dom exclusivo de Deus,isto é,o conhecimento do mistério profundo da pessoa de Jesus e ao mesmo tempo o dom do Espírito Santo.

A samaritana e a comunidade cristá podem encontrar água viva  num culto não mais ligado a um lugar particular mas. Em “espírito e emm verdade” Concretamente o nono templo é o próprio Jesus Cristo.

Num segundo momento, encontramos Jesus com os discípulos, aos quais Ele  revela  qual é o verdadeiro alimento que o sacia e que pode sacia-lo também.Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou. E consumar a sua obra. A obra para a qual o Senhor os enviou é levar a boa nova ao mundo. Como a Samaritana, como os discípulos, nós, cristãos de hoje, temos o a missão de levar a água viva a todos que estão necessitados a todas as pessoas que não conhecem ainda  o Senhor Jesus, o Messias, o Salvador.Semeemos um grau, ou molhemos a grão semeado sem preocuparmos quem  ceifará. Isto é a parte de Deus. Façamos a nossa parte usando o dom que nos foi dado com amor e compromisso se, medo .


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=873919