2ª feira da 3ª Semana da Quaresma

               II Rs5,1-15ª;  Sl 41 ; Lc4,24-30

 

A incredulidade provoca o ensinamento polêmico de Jesus, antecipando a objeção ou adivinhação dos pensamentos: ”não chegou a palavra à boca e já a sabes toda”(Sl139,4)Cita Elias e Elizeu  como taumaturgos a serviço dos pagãos, para dizer que por ordem de Deus, eles atenderam duas pessoas não israelitas, porque elas estavam melhor preparadas, que os habitantes de Israel. Naamã recorre a um profeta estrangeiro para se curar(1ªleitura).

Ao mesmo tempo Cristo queria insinuar que a religião que ele viera fundar, não ficaria limitada às fronteiras de um país ou de uma nação, mas seria universal.

Como se aplica o refrão ?-Cura a ti e aos teus; ou então: Curar teus  conterrâneos  será tua cura. Para que sejas acreditado. Ou é um insulto: começa curando-te, pois precisas .E acrescenta a frase que se tornou proverbial na fórmula” ninguém é profeta  em sua pátria”.

A isso responde a indignação dos conterrâneos. Se Jesus não confirma sua pretensão com um milagre, é usurpador do título messiânico e merece a morte. A tentativa falha porque não chegou a sua hora.

Espera em Deus, porque  ainda hei de de louva-lo:Ele é minha salvação  e meu Deus.

com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=875029