JESUS E AS FINALIDADES DAS PARÁBOLAS- Mt. 13,10-17

Em vista do que vem acontecendo no mundo, com relação ao comportamento humano, quanto ao relacionamento, vemos neste Ev. de Mateus a explicação de tanta coisa absurda que presenciamos ao vivo e a cores na TV. Lemos nos comentários de toda máquina publicitária, sempre ávida de notícias que consigam interessar, mexer com a curiosidade do povo, principalmente em se tratando de desgraça, briga, morte, acidente, políticos corruptos e, tantos outros motivos voltados para as ocorrências ruins. A própria imprensa falada com o seu poder de formação social conseguiu descobrir esse “fraco” no ser humano, que difere assustadoramente de tudo aquilo que Jesus veio trazer como modo e jeito de vida, segundo o Pai Criador, isto é : viver uma vida de amor, de Paz e de Felicidade Plena..

No texto do Evangelho supra citado, Jesus explica aos seus discípulos o porque dirige-se ao povo por meio de parábolas, sempre de maneiras comparativas porém, que dependiam de vivência e conhecimentos de tudo o que Ele pregava e, a que Ele veio. Após explicar a parábola, conta aos discípulos : que o semeador semeara as sementes e que, algumas caíram à beira da estrada, vieram as aves e comeram-nas. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde havia pouca terra e, logo germinaram mas, pela falta de terra, foram queimadas pelo sol e morreram. Outras caíram por entre os espinhos; os espinheiros cresceram e sufocaram-nas. Por fim, as que caíram em terra boa, produziram frutos: umas cem ; outras sessenta ; e outras 30 por um. ”Quem tiver ouvido para ouvir, que ouça”. Em seguida os discípulos perguntaram : “Mas porque, Mestre, lhes fala por parábolas? Como eles caminhavam sempre junto a Jesus, ouvindo-o, vendo-o, a realizar maravilhas; falando de amor e, vivendo tudo o que falava , curando pessoas, aconselhando e vivendo todos os conselhos que dava; ficavam boquiabertos e, passaram a amá-lo e, crendo nas suas palavras. Estavam sempre prontos para as missões, com muita fé e transbordando a sua alma conquistada pelo Mestre. E, Jesus, lhes diz: “Felizes são vocês que entendem o que lhes falo; muitos querem entender e não entendem, porque não crêem e não vivem as minhas palavras. Mas vocês, as ouvem e as vivem. Se, falo a eles em parábolas é para que, me olhando, não me vejam e, ouvindo não entendam. Por isso não sabem voltar para mim e alcançar a salvação.

Com muita tristeza, hoje, apesar de a grande maioria dos povos conhecerem a vida de Jesus e sua missão na terra, homens e mulheres estão se afastando das suas palavras e, fazendo , justamente o que Ele disse aos discípulos, do porque aquele povo não entendia as suas parábolas e, muito menos as mensagens de amor nelas contidas. E, atualmente, nestes nossos dias atuais, parece que nada mudou; que todo o sacrifício de Jesus de nada adiantou; a humanidade continua a mesma daquele tempo; guerras fratricidas ocorrem em todo lugar, em todos os Países, em todos os Estados, em todas as Cidades , com todos os povos e todas as famílias, que pelos motivos mais torpes, mais absurdos, mata-se o pai, a mãe, o filho, a filha, a irmã, o avô, a avó, uns aos outros; não nos deixando condições nem de compará-los com os animais. Mesmo as feras, que não usam tais meios, comportam-se “respeitosamente” com os elementos pertencentes à sua família . Basta que vejamos os noticiários na Tv e todos os outros meios de comunicação que nos mostram ao vivo, homens , mulheres e... até jovens, participando de um esquema horrível e desumano que vem sendo introduzido em todas as sociedades, onde prevalece o valor material, o valor de uma liberdade completamente descontrolada e sem Amor.

Jesus deixou como mensagem que voltará uma segunda vez, quando tudo estará terminado e, quando não mais haverá tempo para correções e arrependimentos. Tudo que foi plantado por cada pessoa, será colhido. E, é bom nos lembrarmos que antes desses acontecimentos, todos somos finitos e, duramos muito pouco comparado à eternidade. Certamente, muitos de nós, iremos embora daqui, antes dessa 2ª vinda de Jesus. É muito bom meditarmos a respeito e mudarmos de vida se estivermos errados. Quem não acredita, experimente os conselhos de Jesus e verá.

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL!!! - - - Ctba. Bene (b.g.j.) - 06/03/08