JESUS E O SERMÃO DAS SETE PALAVRAS -

Durante a Semana Santa, a partir do próximo Domingo de Ramos, iniciarei, e terminarei no Domingo da Ressurreição , sete trabalhos sobre o Sermão das Sete Palavras, as últimas proferidas por Jesus, antes de morrer na Cruz. Serão momentos de recolhimento e reflexão, para meditarmos a respeito da nossa vida, a qual Jesus deu tanto valor, quando optou por morrer por ela, pela salvação de todos.

Desde menino, morando em Jacareí SP e freqüentando sempre a nossa Igreja, cresci dentro de um clima muito respeitoso no tempo da Semana Santa. Épocas passadas que me trazem muitas saudades à lembrança.

Era como se todos estivessem participando do sofrimento bárbaro enfrentado pelo Senhor Jesus. A TV Em preto e branco surgiu na minha terra, só em 1952, com uma recepção muito precária e, fora do alcance financeiro da maioria das pessoas. Alguns bares, mais importantes, instalavam-na e, atraíam a clientela, que era puramente masculina, (mulher não freqüentava bares nessa época, não jogava futebol e nem fumava em público e muito menos falava nomes feios nem em casa e muito menos em praça pública); exibia os jogos de futebol aos sábados e domingos e todos consumiam salgadinhos e bebidas, torcendo cada um para o seu clube, sem brigas e sem complicações.

Mas, na Semana Santa só mostrava as reportagens com relação à mesma, sempre com muito respeito, nada de futebol ou outra programação. Os rádios nas casas eram ligados também em programas próprios para aquele tempo, regulado com um som baixo e muito respeitoso, com músicas clássicas ou que servissem para meditação. O respeito era geral também nas ruas, tudo com muita paz nos relacionamentos. As igrejas, cheias, contavam com a participação das famílias, todos se envolviam e respeitavam todos os atos da Semana Santa, desde o Domingo de Ramos, até o Domingo da Ressurreição, quando todos ressuscitamos com Jesus, deixando enterrado o nosso Homem Velho, para sermos, agora, UM HOMEM NOVO e UMA NOVA MULHER As pessoas, naquela época, acreditavam e viviam mesmo as palavras deixadas por Jesus. As famílias freqüentavam todos os atos celebrados. Não havia gritarias nas ruas e, o clima era mesmo de pesar e de recolhimento.

Um dos momentos que mais me chamava a atenção era na Sexta-feira às três horas da tarde, “O Sermão das Sete Palavras” as últimas pronunciadas por Jesus do alto da cruz. Ali, na Igreja repleta de fiéis, eu ficava assistindo e ouvindo com bastante atenção um Padre que não me esqueço, chamado Ramon Ortiz, que celebrou nosso casamento e nossa primeira bodas, a de Prata.Como falava bem! O relato do sofrimento de Jesus era relembrado com muita profundidade e respeito, fazendo com que todos sentissem o quanto Ele sofreu para salvar a humanidade. Entregou-se por inteiro para a salvação de todos, dentro de um plano do Criador, cansado de tanto fazer alianças com o seu povo que não as cumpriam. E, Jesus, deixou-nos como exemplo de amor, cumprindo e confirmando as suas palavras dando a própria vida por todos nós. Caminha para o calvário surrado por chicotes,feitos com tiras de couro com bolas de chumbo nas pontas, que abriam em seu corpo rasgos profundos, fazendo-o sangrar todo o tempo do seu sacrifício na caminhada.

Com a cruz às costas caminha até o Gólgota, local onde foi levantado no madeiro, pregado com rombudos cravos na palma das suas mão e sobre os seus pés unidos e pregados um por cima do outro com um cravo ainda maior, no suporte embaixo deles. Depois de ser pregado na cruz, levantaram-na , colocando-a em pé e começam a humilhá-lo, atiram-lhe pedras, cospem-no, dão-lhe vinagre para beber; fazem chacotas até à sua morte. Antes de morrer , sofre horrivelmente na cruz. Jesus, que ficara calado, durante todo o seu julgamento, profere ali sete palavras em seus momentos mais críticos e finais da sua missão de Deus e de Homem aqui na terra : 1ª Palavra = “Ainda hoje estarás comigo no paraíso” 2ª Palavra = “Eis aí tua mãe” Eis aí o teu filho”, 3ª Palavra = “Tenho Sede”, 4ª Palavra = Perdoai-os porque não sabem o que fazem”, 5ª Palavra =” Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes ? ”. 6ª Palavra="Tudo está Consumado -7ªPalavra= “Pai Em tuas mãos entrego o meu Espírito”.

Convido os amigos Recantistas a fazerem um momento de reflexão a cada dia. Até lá ! Conto com a participação de todos e, tenham uma proveitosa Semana Santa . Aproveitemos para colocarmos a nossa vida na paz que Jesus nos concede a um preço tão alto, que foi a sua própria morte. Bene - Ctba. – ( b. g. j. )- 22/03/2010

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!!