O Cego e o vidente>

Se um cego e um vidente se encontram em uma moradia escura, ambos estão na mesma situação, entretanto quando se faz à luz, o vidente verá e o outro permanecerá na escuridão. Não podemos ser cegos em relação às coisas de Deus e aos ensinamentos de Cristo, temos que adquirir a sabedoria que vem de Deus para podemos ver e entender o significado importante que tem atrás de cada palavra deixada por Ele. Enquanto formos ignorantes e escravizados, e os nossos erros e as nossas paixões estiverem escondidos, entre aspas, vão persistir e continuar nos fazendo viver entre as trevas, mas se deixamos entrar a luz deixam de existir. Enquanto as entranhas do homem estão escondidas, está vivo o homem; se as entranhas aparecem por fora e saem dele, morrerá. O mesmo ocorre com a árvore: enquanto suas raízes estão ocultas, cria rebentos e se desenvolve, mas quando a raiz se deixa ver por fora, a árvore seca. O mesmo acontece com qualquer coisa que chegou a ser neste mundo, não somente com o revelado, mas também com o oculto: enquanto a raiz do mal está oculta e agindo dentro de cada um de nós, esta se mantém forte e segue nos destruindo: e se nada mais for descoberto, e não o reconhecemos, morreremos. Por isso Jesus disse: já está o machado na frente da raiz das árvores. Não poderá, pois, o que se poda brotar de novo, mas que cavará até o fundo, até tirar a raiz. Jesus arrancou do interior a raiz de todo o mal, enquanto que nós temos feito só em parte. Nós todos e cada um devemos socar a raiz do mal que está dentro de cada um de nós e devemos arrancá-la inteiramente do coração. O mal o erradicamos quando o reconhecemos, mas se não nos damos conta dele, cria raízes e nos faz seus escravos; tem nos coagido em suas garras para que façamos aquilo que não queremos e omitamos aquilo que queremos; é poderoso porque não o temos reconhecido e enquanto está presente e acobertado por nós segue agindo e nos colocando em situação de excomunhão com Deus. A ignorância é a mãe do mal e a ausência de conhecimento infelizmente acabará nos levando à morte. Quem provém da ignorância nunca foi, nem é e nem será, entretanto quem mora na verdade e busca abraçar os ensinamentos de Jesus será perfeito quando a verdade for revelada. A verdade é como a ignorância: estando escondida, descansa em si mesmo, mas se manifesta e se a reconhece é objeto de louvores, porque é mais forte que a ignorância e que o erro. Ela nos da liberdade e nos coloca acima dos apetites baixos. Já disse Jesus: “se reconheceis a verdade, a verdade fa-lo-ás livres”. A ignorância é escravidão, o conhecimento da palavra de Deus é a liberdade. Reconhecendo a verdade, encontraremos os frutos da verdade em nós mesmos, se unimos a ela dar-nos-á a perfeição. E Jesus Disse: “eu sou o caminho a verdade e a vida”. Mas entre nós há muitos que não acreditam e acham esse modo de vida muito duro de ser seguido e muitas vezes amoldam a Palavra de Deus ao seu modo de viver e por isso acabam errando o caminho e infelizmente se perdendo. A fé em Jesus exige decisão, dedicação e abstenção.