5ª feira da Semana santa

        Ex 12,1-8.11-14; Sl115;ICor11,23-26;Jô 13,1-15

 

 

         

O evangelista João narra o lava pés dos apóstolos, realizado por Jesus.

Oferecer água ao hóspede lavar os pés era gesto de cortesia;em algum caso um servo podia faze-lo,ou um discípulo dedicado ao seu mestre.Jesus inverte os papéis :sua ação é quase  escandalosa, motivo pelo qual Pedro se nega a deixar-se lavar.Surge o diálogo onde Jesus  explica  que deve realizar o gesto, é condição para ter parte na herança  celeste com Jesus,seu sentido profundo não se entende agora..Contudo, mais importante que a humildade e o respeito é obedecer ao Mestre.Pedro o entenderá depois.

A 2ª explicação eles a podem entender agora:é fácil de compreender,talvez menos fácil de realizar.´\eo valor exemplar do gesto, o sentido de serviço humilde que deve animar a vida do cristão e que carrega  consigo uma bem-aventurança.

O que ele fez é no contexto imediato lavar os pés.Logo depois  será dar a vida pelos  outros.

A 1ª leitura descreve a solene ceia do cordeiro pascal, no Egito.

O Salmista oferece um sacrifício de louvor invocando o nome santo do Senhor e a nossa comunhão com ele.

São Paulo na 2ª leitura se refere a  nova ceia pascal.O sentido da Eucaristia é serviço com amor.

Nós, batizados, devemos a exemplo de Jesus servir aos irmãos.

 

 

 

Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=909007