SOLENE VÍGILIA PASCAL - SÁBADO SANTO

 

Durante o Sábado faz-se silêncio e a noite acontece a solene vigília pascal.São sugeridas  sete leituras do Antigo Testamento, podendo-se suprimir quatro e até cinco, porém nunca  se poderá  suprimir a leitura do êxodo 14.São elas:

1.Gênesis,1,1-2,2(ou 1,1.26-31ª)= Criação do mundo –Páscoa, nova criação.

2.Cênesis22,1-18(ou22,1-2.9ª.10.13.15-18) Sacrifício de Isaac, sacrifício de Cristo.

3)Êxodo 14,15- 15,,1= Passagem do mar morto,isto é do pecado à graça da salvação.

4)Isaías 54,5-14=Com profunda  afeição eu te recebo.

5)Isaías 55,1-11=Todos vós que tendes sede, vinde às águas.

6)Baruc 3,9-15.32-4,4= Abandonaste a fonte da sabedoria.

7)Ezequiel 36,16-28= Derramarei sobre voa águas puras e vos darei um coração novo.

São feitas as leituras do Novo Testamento:

Romanos 6,3-11 =Sepultados com Cristo, pelo batismo,ressuscitemos com Ele.

Mateus 28,1-10 (ano A) = Anúncio da Ressurreição.

A vigília pascal se realiza em 4 momentos: 1)Celebração da Luz, 2) Liturgia da Palavra, 3)Liturgia batismal e 4) liturgia eucarística.

A vigília pascal inicia-se com a celebração da luz que por sua vez contém três partes: a benção do fogo, a procissão do Círio pascal e o canto do exulte.

Na liturgia da Palavra são propostas diversas leituras todas falando das grandes maravilhas que Deus realizou em favor de seu povo, contando a história do amor de Deus por nós.

Por meio da liturgia do batismo, renovamos o nosso compromisso batismal acolhendo os novos membros da comunidade. O batizado assume o compromisso com uma vida nova, trazida por Cristo ressuscitado. Acontrce a Bênção da água batismal, a benção da água para a aspersão e a  renovação das promessas do batismo.

A quarta parte da vigília  pascal é formada pela liturgia Eucarística .Vencendo o poder da morte,Jesus ressuscitou. Nós também , alimentando-nos  com a eucaristia , renovamos e fortalecemos  nosso compromisso com a vida.

Termina com os Ritos Finais : a Benção  Solene.

 

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=911917