Da cegueira para a visão.

Sou uma voz gritando no deserto...

Da cegueira para a visão!

Chegaram a Betsaida. Algumas pessoas levaram um cego e pediram que Jesus tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele e perguntou. “Você está vendo alguma coisa?” O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo homens; parecem árvores que andam”. Então Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele, e ele enxergou claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez, mesmo de longe. Jesus mandou o homem ir para casa, dizendo: “Não entre no povoado”.(Marcos 8:22, 26). E hoje será que precisamos ser tocados várias vezes por Jesus? Sim, precisamos; muitas vezes, pois as preocupações do dia-a-dia acabam sufocando a Palavra de Deus e por fim nos deixando ser dominado pelos nossos instintos egoístas. Esta parábola nos ensina que mesmo nós estando freqüentando e seguindo nossas religiões, estudando o evangelho de Jesus Cristo, sabendo o que Ele almeja de nós, mesmo assim acabamos sendo cegos e não percebendo que ao nosso redor, em nossa família ou em nossa comunidade tem pessoas que precisam de nossa ajuda. E acabamos sendo duros de coração e nos tornado cegos. A fim de alcançarmos a linhagem de Jesus Cristo deveremos ser superior ao mundo, elevar-se a cima do mundo e somente então poderemos experimentar uma nova vida: o reino da luz e da paz. È por isso que Jesus levou o cego fora do povoado (fora das coisas mundo) e depois de curado novamente disse: Vá para a sua casa, mas não entre no povoado (não entre no mundo novamente, não deixe ser de novo escravizado pelos instintos egoístas). O que vemos hoje no mundo é muita injustiça social e opressão de todas as formas, pessoas pensando em si mesmo. Muitos políticos desonestos e corrompidos, empresários subtraindo o direito do seu empregado, empregados que por causa da ganância dos seus patrões acabam trabalhando 12 horas por dia e ganham menos de um salário mínimo, um absurdo. E isso aconteça aqui e nossa cidade e nós sabemos muito bem. Mas o que podemos fazer? Não é comigo que está acontecendo. Quando indagamos tais indivíduos, usam mil e uma formas de desculpas para disfarçar esses erros e essas opressões e cada vez vão engordando e enriquecendo mais e mais as custas dos sofrimentos do povo. Converta-se e volte para Deus, deixem de ser cegos e observem e pratiquem a palavra de Deus. Observe o direito do pobre, da viúva e do órfão e de seus empregados. Rejeitem qualquer maldade, mentira, todas as formas de hipocrisia e ganância e toda a maledicência. Como crianças recém-nascidas desejem o leite puro da Palavra, a fim de que vocês com esse leite, cresçam para a salvação, pois alguns de vocês já provaram que o Senhor é bom. Submetam-se aos ensinamentos de Jesus e não a esperteza do mundo. Vocês chamam Pai àquele que não faz distinção entre as pessoas, mas que julga a cada um conforme as suas obras. Então como filhos obedientes, não devem mais viver como antes, quando ainda eram ignorantes e se deixavam guiar pelas paixões. Pelo contrário, assim como é santo o Deus que os chamou, também vocês tornem-se santos em todo comportamento, porque a Escritura diz: “sejam santos, porque eu sou santo”. Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. A verdadeira religião que Deus quer de nós é aquela que sai de dentro do nosso coração e não da nossa boca. Uma árvore boa não poderá dar frutos ruins. E uma árvore ruim não poderá dar frutos bons.

joserenatobueno@bol.com.br