3ª feira da 2ª Semana da Páscoa

       At 4,32-37; Sl92(93); Jô 3,7b-15

 

“Quem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus” diz Jesus a Nicodemos, membro do Sinédrio que o procurou à noite, às escondidas, por ser seu simpatizante e não querer se expor
Nicodemos disse: sabemos que és Mestre vindo de Deus e ninguém poderá fazer as coisas  que fazes se não vier de Deus.

A explicação de Jesus complicou as coisas para Nicodemos .Naquele mundo evocado pelas palavras de Jesus, o raciocínio do mestre judeu vacila..Dar testemunho pode ser função  profética ; aqui Jesus aponta  mais alto.

A subida ao céu, senão se toma como a vertente ascendente da encarnação, adianta a futura glorificação. Nesse sentido o interpreta o versículo seguinte: coisas terrenas são a mensagem de salvação, coisas celestes são a origem e o itinerário do Filho de Deus que “desceu” para tornar-se “filho da humanidade”, homem. Jesus vem dar testemunho e exige ser acreditado.

É preciso que haja uma mudança interior para se envolver com Jesus. É preciso passar pelo batismo e receber o Espírito Santo.

Olhando para a serpente de bronze içada num estandarte, os mordidos se serpente se curavam pela fé. É imagem de Jesus exaltado na cruz. A serpente livrava de uma morte repentina, Jesus crucificado dará a vida eterna.

Quem não crer em mim não terá vida eterna. É crer que ele é o filho de Deus e veio do céu. Quem ainda tem medo de anunciar  não assumiu Cristo como Senhor da sua vida, sem temer nada , nem ninguém. É preciso com coragem de dar testemunho da ressurreição do Senhor Jesus como Faziam os apóstolos(1ª leitura).

A fé de Nicodemos foi crescendo embora ele não entendesse nada. Ele soe  e aparec3e  no cap 7,50”Condena  acaso a nossa lei algum homem antes de ouvi-lo”?

Reaparece no Calvário e junto com José de Arimatéia e  sepultaram Jesus  num Sepulcro novo.

Não é fácil largar o poder por um ideal., por uma causa, embora muitas vezes nos sintamos atraídos.

Viver a Páscoa á assumir a ressurreição de Jesus.É preciso optar sem temer as conseqüências.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=926365