Inveja

Titulo: Inveja

Texto bíblico. Provérbios 27.4

"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?"

Introdução

1-Sempre achamos que somos vitimas de invejosos.

2- Nunca admitimos a inveja em nós mesmos.

Tema ou proposição: Tomando Conhecimento da inveja na minha vida.

Sentença interrogativa: o que é a inveja?

Sentença de transição: para entendermos bem este assunto será preciso definir inveja quanto ao seu significado e quanto ao reconhecimento dela em nós e nos outros.

I. DIVISÃO PRINCIPAL: Quanto a definição:

1- “A inveja é um sentimento de tristeza que vem depois de uma comparação” [segundo o psicólogo Antônio Roberto, estudioso de comportamento humano].

O núcleo da inveja é a comparação. Quando há comparação haverá inveja se essa comparação vier seguida de um sentimento de inferioridade.

Na opinião de Antônio Roberto a inveja não é o desejo de possuir um bem igual a de outro.

Visto que desejar algo é normal em nossa vida. A inveja ficará caracterizada em nós se, pelo fato de não conseguirmos possuir o objeto igual ao do outro, ficarmos tristes, aborrecidos, chateados e infelizes.

2- Casos de Inveja na bíblia.

A). Lúcifer desejando o lugar de Deus. Ez.14.14 “Subirei acima da mais altas nuvens....” O primeiro caso de inveja aconteceu no céu. O núcleo da inveja como vimos é a comparação. |Lúcifer faz uma comparação entre ele e Deus e sente inferior , então resolve ser maior que Deus.

B). O Rei Saul se sente desprezado pelo povo ao ver seus feitos sendo comparados aos de Davi. I Samuel 18.7,8. “E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?”.

C). A história de José e seus irmãos. Gn.37.4;11.

v4.“Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente”.

v11. “Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.”

II. DIVISÃO PRINCIPAL: Quanto ao reconhecimento da inveja em nós e nos outros.

1- Como reconhecer a inveja nos outros?

a). ele tenta diminuir você.

b). ele quer ser maior que você e fala isso abertamente.(caso de lúcifer)

c). fala mal de tudo e de todos.

d). Cria dificuldades o mais que pode para o outro.

e). Trata mal seu semelhante constantemente.

f). É extremamente competitivo, quer ser sempre melhor que o outro.

Ninguém está na vida para ser melhor que ninguém! Afinal sempre haverá alguém melhor do que eu

“ Eu estou na vida para desenvolver quem eu sou” Antônio Roberto.

2- Como reconhecer a inveja em nós? (Cuidado vc pode ser um invejoso em potencial).

· Um dos grandes problemas do ser humano é não se conhecer.

· É preciso buscar o auto-conhecimento. Precisamos nos avaliar através da auto-comparação ou da auto-avaliação. Em 1ª Co.11.31 temos uma palavra instrutiva quanto a isto: “Mas se julgássemos a nós mesmos não seriamos julgados”. Outra palavra se encontra em Mt.7.5” Tira a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”. Ainda em Mateus: “Não julgueis para que não sejais julgados”.

· Os seis itens da primeira divisão podem servir de parâmetro para nossa auto-avaliação. Pois só posso estabelecer um julgamento a partir de mim mesmo (auto-conhecimento).

3- Reconhecer uma falha é o primeiro passo para a mudança.

CONCLUSÃO

Transição: Muitas vezes acusamos outros de serem invejosos mas esquecemos de olhar para nós mesmos. Esta palavra é para que possamos parar e nos auto-avaliar, e se for o caso buscar a cura em Cristo Jesus. Qualquer pessoa pode ser curada se:

1-< > Admitir o problema e enfrenta-lo. Confessar o pecado da inveja, colocar tudo nas mãos de Jesus.

2-< > Vencer a carne através de Jejum e oração, andar no espírito e buscar mais as coisas de Deus.

Pastor Silvano da Silva Reis.

19 de Março de 2003.

Igreja o Brasil Para Cristo.

Santa Cruz de Minas.

Pastor
Enviado por Pastor em 31/12/2005
Código do texto: T92745