6ª feira da 2ª Semana da Páscoa

At 5,34-42, Sl26 (927),João 6,1-15

 

.

Os apóstolos defendidos pelo Dr da Lei, Gamaliel, foram  pelo conselho flagelados e soltos, mas continuaram anunciando a Boa Nova, contentes de sofrer afrontas pelo nome de Jesus (1‘ª leitura).

O Salmista canta: Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: “habitar no Santuário do Senhor”. Ele acrescenta espera no Senhor e tem coragem.

Se Deus é por nós, quem será contra nós?

No texto do Evangelho vemos que Jesus era tão procurado pelos seus seguidores que foram procurá-lo pelo outro lado do mar de Tiberíades.

O relato presente destaca a iniciativa de Jesus : arrastou o povo a uma região distante e afastada, observa-o, provoca o discípulo, controla  seu plano, dá as ordens antes e  depois , ele mesmo repaste o pão.

Filipe e André representam a visão humana, de um realismo impotente, forçada a calcular sem resolve; ao mesmo tempo dão voz à necessidade humana. ”Acorrer a Jesus”(5) significará passar fome?A fórmula usada por Jesus é inconfundivelmente eucarística.

Comem quanto querem, ficam saciados, sobra: Jesus  representa a generosidade de Deus”que alimenta a todos”. Que abre sua mão e sacia todo ser vivente. Jesus ao ver que o povo não entendeu direito o seu gesto e queria proclamá-lo Rei, ele  sai para o monte, se retira do meio deles. No seguimento de Jesus não é lugar para oportunistas, Tem lugar para quem quer aprender dele, caminhar com ele, ficar com ele. Quer ser meu discípulo pegue sua cruz do dia-a-dia e siga-me. Procure Jesus, o Salvador, para ser o Senhor da sua vida, comungue–o e caminhe com ele. O encontro com Jesus me faz ficar em comunhão com ele e segui-lo. Jesus condenava o hipócrita, não o pecador. E nesta festa de hoje Ele nos convida para ficar com Ele, nosso Libertador, nosso Redentor e vida nova me acontece. A caridade  social é inseparável da própria evangelização.


Peçamos que ele aumente a nossa fé e faça de nós anunciadores do seu amor,de sua humildade . Não basta só pensar só pensar na fome  da Palavra de Deus, mas na fome e na sede material. Devemos multiplicar as nossas forças para cada um fazer mais no âmbito da caridade social.

No capítulo 6 de São João é narrada a Eucaristia. Na sua 1ª parte nos prepara para o discurso de Jesus sobre o Pão da vida..

 Aqui se mostra o coração de Cristo. A devoção ao culto ao coração de Jesus que não começa só com Santa Margarida Maria.

Jesus condenava o hipócrita, não o pecador. E nesta festa de  hoje Ele nos convida para ficar com Ele, nosso Libertador, nosso Redentor para que a vida nova me aconteça.

.
Peçamos que ele aumente a nossa fé e faça de nós anunciadores do seu amor, de sua humildade, da partilha  e da devoção das primeiras sextas feiras de cada mês.


Com msom em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=930503