QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA

         At2,14a .36-41 ; Sl 22(23) 1Pd2,20b-25;Jo10,1-10

 

A 1ª Leitura retirada dos Atos dos Apóstolos narra o discurso de Pedro no qual ele exortava o povo à conversão e ao batismo. Neste dia aderiram ao cristianismo cerca de três mil adeptos, o que prova que a pregação foi feito sob o efeito do Espírito Santo .

O Salmo do Bom Pastor é cantado e se refere aos cuidados que merecem as ovelhas a serem conduzidas para a alimentação, protegidas das feras e recolhidas todas as desgarradas.

Como no Salmo a 2ª leitura se refere ao povo de Deus que andava desgarrado como ovelhas sem pastor e tratado com injustiça. Concluiu dizendo que Jesus sobre a cruz carregou nossos pecados, em seu próprio corpo salvando-nos da morte e garantindo-nos a vida eterna.

O Evangelho fala da relação pessoal do Pastor com cada ovelha: conhece-as pelos nomes, elas reconhecem sua voz.

Esses ladrões e bandidos podem ser falsos messias ou mestres abusivos.

As ovelhas que reconhecem a voz são os fiéis que pela fé sintonizam com a voz.

Jesus é o único acesso. Um texto escatológico anuncia: “Abri as portas, para que entre um povo justo”. Jesus é o único acessso à casa de Deus, ao reino de Deus, ao Pai.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=942534