2ª feira da  4ª Semana da Páscoa   

   At 11,1-18; Sl 41, João 10. 11-18

 

Lendo a história de Davi, compreendemos que o pastor do rebanho paterno arrisca a vida para lutar com feras defendendo as ovelhas e não faltaram reis que arriscaram e perderam a vida lutando. Jesus é categórico e insiste: dá a vida, dá à vida por.

Jesus dá a vida voluntariamente, sacrifica-se; sua morte será  salvação para todos Sua relação com as ovelhas é pessoal: tão pessoal como a sua com o Pai.

Também nesta seção pode-se descobrir uma referência dupla: denuncia de lobos vorazes e pastores interessados, descuidados, aviso e convite aos pastores da Igreja.

É evidente o sentido missionário, universalista do v16: sob o signo da unidade do pastor e das ovelhas sem distinções. O AT anuncia repetidas vezes a reunificação dos israelitas dispersos. Além disso, alguns textos anunciam uma incorporação de pagãos. Jesus assume a misssão universal sem distinções e a Igreja deve continuá-la.

Precisamos resistir a tentação daquele que veio para matar, para levar a perdição e estar em companhia do Bom Pastor, daquele que se doa diariamente no sacrifício da missa., no banquete eucarístico.E como o salmista canta “minha alma suspira por vós, ó meu Deus”.

 

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=945155