DOMINGO DE PENTECOSTES
Atos 2,1-11; Sl 103;ICor12,3b-7.12-13;João 20,19-23

 

 

O dom do espírito Santo é, segundo João, conseqüência da glorificação de Jesus: prometido e entregue.

No qüinquagésimo dia após a ressurreição a vida do Espírito Santo, em meio a ruído como do vento acontece. :É a Teofania,.com símbolos: vento, fogo, línguas de fogo. Um só espírito pousa e se distribui.

A língua dos apóstolos torna-se universal, como a do céu. A divisão e dispersão de Babel (Gn11) inverte a direção (1ª.leitura)

Os carismas são diversos, mas um só espírito(2ª leitura).

O Salmista canta no refrão: “Enviai o vosso espírito Senhor, e da terra toda a face renovai”

A saudação de paz, no Evangelho, não é convencional, mas cumprimento de uma promessa. Também a alegria é cumprimento.

A missão é ato soberano de Jesus, para prolongar a sua própria missão. Tem como origem e modelo a missão de Jesus pelo Pai, e como instrumento e garantia o dom do Espírito que  foi dado aos presbíteros para  o perdão dos pecados..

Nós, ungidos pelo Espírito Santo devemos ser instrumentos hábeis em nossas paróquias, comunidades e todos os ambientes a fim de cumprir o mandato:”Ide e evangelizai todos os povos”.

 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=984909