(II) MEDITAÇÕES EM NEEMIAS. 5. O TEMPLO OS MUROS E A UNIDADE.

NEEMIAS 5 \ ESDRAS 4:6-24.

“O SENHOR ESCOLHEU A SIÃO, PREFERIU-A POR SUA MORADA: ESTE É PARA SEMPRE O LUGAR DO MEU REPOUSO; AQUI HABITAREI, POIS O PREFERI”. SALMO 132: 13,14.

O relato dos versículos 6 a 23 do capitulo 4 de Esdras mostra-nos que a reedificação dos muros de Jerusalém foi o motivo principal que incomodou os adversários. Um longo relatório ao rei Artaxerxes foi apresentado pelos inimigos contra Judá e Jerusalém, mostrando-lhe o grande perigo que o império corria caso Jerusalém fosse reedificada e seus muros restaurados. (entenda isto meu amado irmão que além de você ser liberto, de a igreja local ser edificada é preciso que façamos mais para que a nossa cidade seja ganha para o Senhor Jesus, e restaurar os muros é impor a satanás certos limites). Disseram ao rei que Jerusalém era uma cidade malvada e rebelde, e que trouxera muitos problemas aos reis que o antecederam. Fizeram questão, também de mostrar-lhe o grande prejuízo que o império sofreria caso essa cidade fosse reedificada, pois, alem da possível rebelião por parte dos judeus, cujo resultado seria a perda do controle das terras por eles ocupadas, eles tornar-se-iam independentes e, assim, deixariam de pagar os impostos, direitos e pedágios devidos ao rei. (Você amado irmão, não é, e não deve ser rebelde à palavra do Senhor, mas, precisa ser livre, satanás não é mais o senhor daqui, levantemos unidos e em unidade a bandeira da libertação da nossa cidade!)

Quem eram esses adversários opositores? Eram os habitantes de Samária, descendentes das várias nações pagãs que o rei da Assíria trouxe para habitar Samária quando tentou exterminar o reino de Israel. [II Reis 17] (hoje nossos inimigos não são a carne e o sangue os nossos inimigos são os demônios que habitam e dominam os lugares celestiais). Foram os mesmos que quiseram ajudar na edificação do templo e foram rejeitados por Zorobabel e Josué, porque, além de não de não serem do povo de Deus, entre eles havia muita confusão na adoração, pois ora adoravam a Deus ora adoravam ídolos. Ao serem rejeitados, sua verdadeira intenção foi exposta, que era impedir a edificação. Desde então não deixaram de se opor á edificação tanto do templo como dos muros e da cidade.

Após esse relatório negativo a respeito de Judá e Jerusalém, Artaxerxes ordenou por decreto a proibição de qualquer tipo de reedificação em Jerusalém. Os inimigos, então, que ocupavam importantes cargos nas províncias do império, a mão armada, pararam a obra. No vigésimo ano de Artaxerxes, Neemias, que o servia como copeiro, foi despertado a levantar-se em favor da reedificação dos muros de Jerusalém.

O inimigo de Deus continua lutando hoje contra a edificação da igreja de Deus. O que Deus mais almeja hoje é a unidade do Seu povo. Jamais esqueçamos de que no mundo espiritual a expressão da unidade do povo de Deus é a grande e maior ameaça que o reino das trevas pode sofrer. Portanto, não desanimemos! Vamos edificar juntos, não é hora de divisão no reino, prossigamos adiante na edificação e na restauração da igreja de Deus e do seu reino vamos nos impor ao reino das trevas!

By PR VALDECI DO NASCIMENTO OLIVEIRA.

Valdezz
Enviado por Valdezz em 14/01/2006
Reeditado em 30/01/2011
Código do texto: T98636
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.