A JUSTIÇA DE DEUS

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de havê-los feito”. (Gênesis 6:5;6;7)

O autor de Gênesis relata que o mundo havia se tornado um lugar terrível onde os homens tomavam as mulheres que queriam e que gostavam. Como ainda hoje acontece com a maioria da humanidade, as intenções de seus pensamentos e desejos de seus corações continuam ruins, prevalecendo a corrupção, a violência e crimes em todos os lugares. O certo e o errado se confundiam, até que chegou o momento em que Deus mencionou pela única vez arrependimento de ter criado o homem.

Naquele momento o Senhor decidiu então apagar toda forma de vida sobre a face da terra. Deus enviaria o dilúvio e lavaria o mundo de todo o pecado e pecador. Ainda assim, não foi o suficiente para que o homem viesse honrar ao Senhor, de formas que ainda o Deus Pai teve que sacrificar seu próprio Filho para que fossemos lavados pelo seu sangue.

Então precisava Deus encontrar alguém que pudesse usar para iniciar uma nova geração. Mas encontrar esse alguém não era uma tarefa fácil, como ainda não é fácil encontrar um verdadeiro cristão nos dias de hoje.

De todas as pessoas que viviam no mundo naquele tempo, apenas um homem se mostrou adequado. Este homem era Noé, criatura de caráter íntegro que agradou a Deus. O Senhor viu nele o que não viu em mais ninguém. Então, quando estava prestes a julgar o mundo, Ele não permitiu que Noé recebesse a mesma punição que os perversos. Ele o poupou do dilúvio e o escolheu para começar, através dele, um novo mundo. Deus foi justo com ele porque ele era justo com Deus.

Deus sempre é justo, e espera que aqueles que pertencem a Ele manifestem a mesma justiça. Ele nunca é contraditório, parcial, ou desonesto em Suas atitudes. Seus julgamentos nunca favorecem os perversos somente porque eles são ricos ou poderosos. Mas Ele também não justifica os aflitos apenas porque eles estão aflitos. Ele julga com justiça. Noé era justo porque “andava com Deus”. Ele andava com a Fonte da justiça e eqüidade. Desta forma, naturalmente que parte do caráter de Deus foi transmitido para ele.

Ser justo significa ser ou fazer o que é certo, sempre agir com “retidão”. Era assim que Noé vivia. No meio de uma geração perversa, ele era o único que fazia o que era certo e era justo para com todos.

Muitos esperam, e até mesmo exigem, justiça de Deus. Mas não podemos esquecer que aqueles que buscam a justiça de Deus devem ser justos também.

Se você espera ver a justiça de Deus em sua vida, lembre-se que Deus julga com retidão. Sua justiça talvez não lhe favoreça se você tem sido injusto aos Seus olhos! Assim, antes de clamar a Deus por justiça, veja se você tem feito o que é certo diante d’Ele e daqueles ao seu redor.

Que a Paz esteja com você.

((((Plínio))))

Redação em 05/04/2008 01:21:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 17/05/2008
Reeditado em 10/12/2008
Código do texto: T992962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.