OUSADIA E ACESSO

"PELO QUAL TEMOS OUSADIA E ACESSO COM CONFIANÇA,MEDIANTE A FÉ NELE."

(Efésios, 3:12)

--------------------------------------------------------------

Aquela fé cujo objeto é JESUS o meio de todos quantos pertencem a JESUS CRISTO, primeiramente, como meio de ousadia, pois sua confiança no divino mediador lhes infunde coragem; em segundo lugar, como meio de acesso, porquanto o fato que percebem sua humanidade glorificada lhes garante a aproximação ao trono da graça, capacitando-os a tanto; e, em terceiro lugar, essas bênçãos são recebidas em confiança, pois sentem que, por causa de CRISTO, suas pessoas e seu serviço serão aceitos por DEUS Pai. Sim, por meio de CRISTO JESUS temos ousadia e acesso, e isso de mistura com confiança, através da fé que temos depositado nEle. No dizer de um autor, "o mesmo Senhor que é o esteio de nossa fé e de nossa esperança, é igualmente a coroa de todo o desenvolvimento do mundo". Esse pensamento se reveste da máxima importância para a compensação do que seja o cristianismo; relembra-nos que a nossa fé não é uma questão individual, e nem um mero adorno da vida, mas está integralmente relacionada do desígnio do próprio universo. Ninguém pode aproximar-se da presença de DEUS descuidadamente; e nem nosso retorno à presença do Senhor é algo de somenos. Antes, precisamos de ousadia para nos achegar a DEUS, tanto agora como na glória futura. Ora, tal ousadia jamais poderá ser extraída de nós mesmos. Antes, o caminho até à presença do grande Rei precisa ser previamente preparado; e aqueles que dele se aproximam também precisam ser preparados para tanto. Ora, CRISTO foi quem tornou exequível a nossa aproximação ousada de DEUS, e isso mediante a graça da redenção. Achegamo-nos equipados com a própria santidade de Deus (Mat.5:48 e Rm. 3:21), pois, sem elas, nenhum homem, e nem qualquer outra criatura, poderia aproximar-se do Senhor.

"SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR".(Hb.12:14). Além disso, achegamo-nos dotados da própria natureza do Filho de DEUS, na qualidade de filhos que estão sendo conduzidos à glória; e assim, nos aproximaremos de DEUS sem temor, e como filhos.

"PORQUE, POR ELE, AMBOS TEMOS ACESSO AO PAI EM UM ESPÍRITO. ASSIM, JÁ NÃO SOIS ESTRANGEIROS E PEREGRINOS, MAS CONCIDADÃOS DOS SANTOS, E SOIS DA FAMÍLIA DE DEUS". (Ef. 22: 18-19).

Por semelhante modo, aproximamo-nos de DEUS porque fomos feitos em templo do Espírito Santo, o que significa que temos perfeito acesso ao Senhor. Em CRISTO JESUS é que somos aceitos, pois estamos sendo feitos semelhantes a ele, para que sejamos o que ele é; por essa causa, podemos aproximar-nos de DEUS com ousadia. Outrossim, o amor, de que é conferido por DEUS através do evangelho e em comunhão com DEUS, capacita-nos a ter ousadia no dia do juízo.

"NISTO É EM NÓS APERFEIÇOADO O AMOR, PARA QUE, NO DIA DO JUÍZO, MANTENHAMOS CONFIANÇA; POIS, SEGUNDO ELE É, TAMBÉM NÓS SOMOS NESTE MUNDO".(1 João, 4:17).

Ora, o amor de DEUS mais do que contrabalança o pecado humano, pois não apenas remove o pecado, mas também proporciona ao cristão as qualidades morais positivas da natureza divina, e assim, a transformação do cristão é tão completa que ele haverá de chegar à presença de DEUS, embora sua morte física, por si só, não o equipe para tanto. Ninguém jamais chegará diante de DEUS se não for perfeito; e a perfeição, no sentido positivo deve ser aqui compreendida, não sendo meramente a condição de estar alguém livre do pecado, porquanto isso também é tarefa para ser efetuada somente na eternidade. Não obstante, em CRISTO JESUS, a promessa desse sucesso é certa. E, no caminho até lá avançaremos com ousadia e confiança. Sim, ousadia para entrar no Santo dos Santos, através do sangue de JESUS.

"TENDO, POIS, IRMÃOS, INTREPIDEZ PARA ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS, PELO SANGUE DE JESUS."

(Hb. 10:19)

Finalmente, é pela fé que temos acesso àquele grande graça na qual nos firmamos. E é pelo Espírito que temos acesso a DEUS Pai. Porém, sendo nós templo do próprio Espírito Santo, o nosso acesso é completo, porquanto essa idéia indica comunhão perfeita, que transcende à idéia de sermos simplesmente capazes de nos aproximarmos de DEUS, pelo caminho apropriado de acesso.

"POR INTERMÉDIO DE QUEM OBTIVEMOS IGUALMENTE ACESSO, PELA FÉ, A ESTA GRAÇA NA QUAL ESTAMOS FIRMES; E GLORIAMO-NOS NA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS". (Rm. 5:2).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro: N.T.Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"Sejamos diligentes no uso do tempo, porque os dias são poucos"

Wil
Enviado por Wil em 17/05/2008
Código do texto: T993091