BORBOLETAS

Uma breve história...Eu tenho paixão por borboleta!

No meu primeiro dia de trabalho meus adereços eram de borboletas pela âncora(em pnl são sentimentos que vêm a tona pelas representações em nossa maneira de atribuir valores em coisas,músicas...)...

Meu falecido pai e eu éramos muito ligados;ao mesmo tempo que ele dizia que eu era uma ´´ ferinha´´;quando eu amassava suas bochechas e o apertava perto do meu peito,nos encarávamos bem nos olhos e ele dizia com os mesmos marejados...´´ Esta é minha filha mais carinhosa;filha, como vc é carinhosa!´´...Todos os dias eu passava em sua casa para vê-lo ;e na hora de sua morte ele poderia ter chamado o mundo todo para socorrê-lo, mas foi o meu telefone que tocou!

Bom, voltando para outubro de 1999... Ana emprestou-me um livro de sua biblioteca;chamava-se ´´ A Roda da Vida´´...Naquela semana eu havia assistido ao filme Patch Adams e meu pai também; diante da morte de uma personagem, a outra se refaz em energia para o sonho e para o trabalho através da significação da borboleta...

Eu li o livro e logo quis emprestar para meu pai...Dentro de mim havia urgência ,uma agonia para que ele aceitasse algo emprestado e raro,um livro!

Ana topou que eu emprestasse! Claro! Sabia que um livro para meu pai era equivalente a uma Ferrari para um playboy!

Ele topou e uma emoção imensa tomou conta de mim! Eu não soube explicar muito! Ele colocou seu dedo indicador que é exatamente do formato do meu e disse; com seus olhos emocionados:-´´ Olha filha; a borboleta,na capa do livro´´! Ele referia-se à borboleta do filme e sua significação de recomeçar!

Há uma passagem no livro (A Roda da Vida) onde a Profa. e Dra.Elizabeth Kubler Hoss conta que enquanto estava na guerra socorrendo as vítimas, conheceu as câmeras de gás ;nelas havia uma infinidade de borboletas desenhadas...

As mães judias enquanto estavam na fila para morte agarravam-se às suas crianças e contavam que entrariam ali como se fosse um casulo e sairiam voando como borboletas!

Enquanto Deus lhes dava forças para respirar as mulheres morriam abraçadas de um lado...e de outro, com seus braços estendidos desenhando as piruetas que iriam dar ao saírem da câmara da morte física.

E quem visse aquela cena poderia duvidar que não voariam?

Então,três dias se passaram e depois de um almoço emocionado e amoroso ; como eram todos os que eu vivi com meu pai;ele me entregou o livro e novamente seus olhos deixaram de sorrir;nós dois estávamos aos prantos e ele me disse:

- Filha não chore não,apenas fique feliz;ao ler este livro eu perdi todo o medo da morte;quando eu for embora me deixe ir em paz; eu venci;nasci no sertão;vi meu pai morrer de gangrena; prometi que eu seria doutor;viajei,escrevi,criei meus filhos com amor e cultura;sabem até cantar!

Eu sorria e chorava...

Exatamente uma semana depois meu pai voou....

Deve ter sido um vôo sublime! Eu o socorri até o hospital,mas não tive coragem de ir dentro da ambulância;ela representava para mim a câmera da morte!

Quando eu cheguei noutro hospital,seu corpo musculoso e forte estava ensacado; eu pedi para entrar num quarto gelado e sem vida;abri o zíper e identifiquei na serenidade daquele corpo a altura do vôo de sua alma!

Como tudo para mim tem que ter um lado cômico, abri também o saco do corpo que estava do lado dele;respirei fundo;abri meu evangelho e rezei gaguejando a prece dos mortos;mas no fundo da minha alma,eu sabiamos que ele me ouvia inteiro ao meu lado e que minha coragem de estar ali tinha me provado que eu poderia fazer TUDO por mim....Eu acessara valentia de alma naquele momento por um último ato de amor diante da representação física do meu pai. Eu acredito ,de verdade ,que um ser daquela magnitude não pode ter sido corroído pela terra; ele deve estar no ar; num lugar para titãs e lindos seres borboletas!

Desculpe!

Este é um texto de uma experiência valente de Fé,Coragem e Amor. Podemos acessar em nós inúmeras âncoras valentes,fortes,decisivas;tenhamos a coragem de cumprirmos nosso talento neste mundo; ele precisa urgentemente do que tivermos a oferecer....

Nilma Oliveira Finholt- Contadora de Histórias-

Trabalhos em L.Lit.Bras. Port.na cidade de São Paulo(Ensinos Fundamental e Médio).Formação:-Magistério e Letras/Mackenzie.Prêmio Cleber Onias Guimarães-1o. Lugar Contos Adultos/2005./Pedagogia Administrativa/Finom/2008//

160 h. com o grupo:-Delphos Associados-SP

´´ Soluções para o desenvolvimento de pessoas!´´

www.delphoseassociados.com.br

-----------------------------------------------

Quando você chega num ambiente e cumprimenta alguém, você crê que fará a ´´ diferença´´;então faça a diferença comentando os textos;será muito bom saber que você veio me visitar;convido-o à leitura de ´´ ESPELHO´´;bem como discurso, contos e frases nesta escrivaninha também...;forte abraço.Obrigada. Nilma

2007