A FORÇA E O PERIGO DA LÍNGUA

Texto baseado em Tg 3,1-12

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros, porém, se formos escolhidos para ministrar a Palavra de Deus, devemos tomar cuidado com aquilo que fazemos ou falamos.

Devemos nos conscientizar de que seremos tomados como referenciais; e se não formos um bom exemplo para nossos irmãos, certamente seremos julgados com maior rigor no dia do juízo final;

Procuremos ser perfeitos no falar e agir. Para isso, será necessário que coloquemos freio em todo o nosso corpo, como é feito com os cavalos que nos obedecem, porque foram colocados freios em suas bocas, para que nós possamos dirigi-los para onde quisermos.

Façamos uma comparação entre nós e um navio: este seria levado a esmo pelos fortes ventos se não tivesse o leme para conduzi-lo. Assim somos nós, se não tomarmos a Palavra do Senhor para nos orientarmos, e não colocarmos um freio em nossa língua, poderemos cair no mundo da perdição.

A língua usada para difamar um irmão, é como uma pequena fagulha que incendeia uma grande floresta. O mal uso da língua poderá destruir uma comunidade, uma família, uma nação inteira...

Aquele que se faz de mestre e propõe pregar a Palavra de Deus, deverá tomar cuidado, porque a mesma língua que propagará o bem também poderá propagar o mal e se isso acontecer, o seu julgamento no dia do juízo final será muito mais rigoroso.

Todos nós somos pecadores e estamos sujeitos a cometer faltas, porém, ai daquele que conhece a Palavra e erra consciente de que está errando.

Todas as espécies de animais terrestre ou marinhos, são ou foram domados pelos homens que, muitas vezes são incapazes de domar a própria língua, usando-as para difamar um irmão e ao mesmo tempo bendizer a Deus.

Tomemos cuidado para que, da mesma língua que sai a bênção, não saia também a maldição. Se isso acontecer será como uma fonte jorrando água salobra de uma mina de água doce. Será como colher azeitonas de uma figueira ou figos de uma videira.

Assim como a fonte salgada não pode produzir água doce, aquele que prega a Palavra de Deus também não pode se desviar do bom caminho.

Menestrel do Amor
Enviado por Menestrel do Amor em 18/05/2008
Reeditado em 18/05/2008
Código do texto: T994862