A ORIGEM DA CULTURA HUMANA

“ Mas contigo ( Noé) estabelecerei a minha aliança, e entrarás na arca tu e contigo os teus filhos, a tua mulher e as mulheres de teus filhos.” Gênesis 6:18

A Bíblia é o livro de Deus. Esse livro mostra as diversas alianças que Deus fez com a humanidade para resgatar o homem da condição de pecado, desde que Adão e Eva pecaram no paraíso. A primeira aliança foi logo após a queda e está no livro de Gênesis, capítulo 3, versículo 21: “ Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.” Neste versículo está implícita a primeira aliança entre Deus e o homem. Nessa primeira aliança, o Senhor sacrificou um cordeiro – porque sem derramento de sangue não há remissão de pecados – e usou a pele do animal para vestir a nudez de Adão e Eva. Esse sacrifício é um tipo do sacrifício de Cristo.

A Bíblia tem muitos tipos que apontam para a pessoa de Jesus Cristo e o primeiro deles foi esse cordeiro inocente sacrificado para cobrir a nudez do homem. A nudez do homem representa a sua condição decaída e pecaminosa e o sangue derramado representa o sangue de Cristo que um dia seria vertido na cruz do Calvário, para nos justificar diante de Deus e nos apresentar vestidos diante dele.

Sem Cristo o homem está nu. Mesmo que ele pratique boas obras, que faça caridade, que procure viver uma vida sem pecado, mesmo que ele se ocupe apenas de sua família e de seu trabalho, sem nunca fazer o mal intencionalmente, ele ainda continua nu. Não há a menor possibilidade do homem comparecer vestido diante de Deus pela prática das boas obras. Semelhantemente ao primeiro casal, nós continuamos pobres, cegos, miseráveis e nus, enquanto não tivermos Cristo como nosso revestimento.

Cristo, pelo Espírito Eterno se ofereceu uma única vez na cruz do Calvário em lugar do pecador. Tal qual aquele cordeiro sacrificado em favor de Adão e Eva, Cristo, na plenitude dos tempos, veio ao mundo para morrer em lugar do pecador, e se Ele não tivesse vindo, ainda estaríamos nus. A maior colônia de nudismo é o Planeta Terra. Nada cobre a nudez do homem nesta terra, a não ser o sangue de Cristo. Por isso o homem religioso, o homem moral, o homem “certinho”, o homem “ bonzinho”, sem Cristo, está nu, e vai comparecer ao tribunal de Cristo com as suas "vergonhas" descobertas.

O grande problema é que alguns não sabem que estão nessa condição, e naquele dia serão surpreendidos pela própria nudez.

Assim que Adão e Eva foram cobertos pela pele do animal sacrificado, tiveram um novo início. Nesse novo início, lhes nasceram dois filhos: Caim e Abel.

Certamente Adão e Eva relataram a seus filhos a maneira como o Senhor Deus cobrira a sua nudez e eles aprenderam que, para se relacionar com o Senhor, eles não poderiam comparecer "nus", isto é sem uma cobertura espiritual.

Abel aprendeu essa lição e quando foi apresentar uma oferta ao Senhor, trouxe dos primogênitos de suas ovelhas, seguindo a maneira de Deus. Dessa forma, Abel estava declarando ao Senhor, que as ovelhas sacrificadas representavam a sua condição de homem nu, miserável, pecador, que só merece morrer. Então, Abel matava uma ovelha e ela o substituía em sua morte. Aos olhos do Senhor, quem estava morrendo ali era Abel, e não a ovelha. Dessa forma, a ovelha substituía Abel na morte, assim como o Senhor Jesus nos substituiu na morte de Cruz.

Caim porém não aprendeu a lição e trouxe dos frutos da terra uma oferta ao Senhor. Aparentemente, as duas ofertas eram boas. Mas o Senhor não aceitou a oferta de Caim, só aceitou a oferta de Abel.

O princípio espiritual aqui é o seguinte: Caim era um homem meramente religioso. Ele pensava poder se relacionar com Deus com base em suas ofertas de sacrifício. Afinal, Caim lavrara a terra, semeara, cultivara, colhera, e após todo esse trabalho, trouxera ao Senhor o produto da terra. O Senhor porém não se agradou da oferta de Caim porque ele não se agrada de oferta de suor. Tudo o que custa suor não tem valor de oferta para Deus. Nenhuma obra realizada pelo homem pode ser suficientemente boa para nos reconciliar com Deus. Somente a obra realizada pelo Senhor Jesus, cobre o preço estipulado para a redenção.

Com base nesse princípio eterno, a Bíblia diz que “ atentou o Senhor para Abel e sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou.” ( Gênesis 4:4-5)

A esta altura o mundo já estava contaminado pelo pecado original. O homem já era um veículo natural para o pecado. Por causa disso, Caim irou-se e sentindo uma profunda inveja de seu irmão, decidiu mata-lo. Seria interessante que todos nós pensássemos que a causa do primeiro homicídio na terra foi uma religião. Abel entendeu a ordem de Deus e a cumpriu. Caim não cumpriu a ordem de Deus, e matou aquele que havia cumprido.

Quando Caim matou Abel, Adão e Eva tiveram outro filho. O nome desse filho era Sete. A partir daí haveria duas linhagens na terra: A linhagem de Sete e a linhagem de Caim. A linhagem de Sete era piedosa e a linhagem de Caim era maligna.

No capítulo 4 do livro de Gênesis vemos que os descendentes de Caim foram se “malignizando” cada vez mais e como resultado dessa “descida” a linhagem de Caim criou as bases de uma civilização corrompida. A Bíblia diz que Caim saiu da presença do Senhor ( versículo 16) edificou uma cidade e deu a essa cidade o nome de seu filho Enoque.

Na sétima geração de Caim já estavam fixados os termos rudimentares da atual cultura humana: um de seus descendentes se dedicou à criação de gado, outro a tocar harpa e flauta e ainda outro a confeccionar objetos de cobre e ferro. Cada um desses ofícios se referem a três necessidades humanas básicas: Subsistência econômica, diversão e proteção. Isso aponta para o fato de que, sem Deus, o homem tem todo tipo de necessidade. Sem Deus, o homem cria gado para comer, toca flauta para se divertir e fabrica armas para se defender. Tal era a situação dos descendentes de Caim e tal é a situação do homem moderno hoje.

Resta saber: seria a comida, a música e as armas as únicas necessidades humanas? Há um vazio existencial dentro de cada ser pensante que só pode ser preenchido por Deus.

Olhe para uma luva, sem mão: ela é vazia, sem forma. Coloque a mão na luva e você verá que a luva foi feita para conter a mão. Sem Deus, somos vazios como a luva sem mão. Com Deus, a luva ganha sentido, direção, movimento e vida. Deixe Deus preencher o vazio da sua vida.