PELOS CAMINHOS DA FÉ

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu à seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mateus 9.35-38).

O Senhor Jesus utilizou essa ilustração de “seara” para mostrar a necessidade de os trabalhadores colherem os frutos espirituais do grande campo que é o mundo. Todo cristão deve se empenhar em contribuir para a evangelização e conversão das pessoas ao Senhor Jesus.

Muitas são as pessoas que ouviram o Evangelho, aceitaram ao Senhor Jesus como Salvador, até batizaram-se nas águas, mas não tiveram uma experiência com Ele. Essas pessoas não tomaram a decisão de entregar suas vidas a Ele. Conhecem o Senhor Jesus só de ouvir falar seu nome. E dizem que O aceitam.

Nenhum preço é pago pela aceitação do Senhor Jesus como Senhor e Salvador. Até ai tudo bem, pois aceitar Jesus, todos aceitam. Mas sacrificar-se aos desejos e vontade da carne por Ele, sujeitando-se inteiramente à Sua vontade, é muito diferente, e muito mais difícil.

O verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo e no fato de que Ele morreu na cruz como pagamento por nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos para obter vitória sobre a morte e dar vida eterna a todos os que Nele crêem. João 1:12 nos diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” A confiança em Cristo Jesus não diz respeito a uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de coisas que não podemos fazer.

Mas grande é o número de pessoas que estão na igreja buscando somente um resultado para suas vidas, soluções para seus problemas, que não deixa de ser correto, afinal de contas, Jesus prometeu curar, libertar, salvar, etc..

Devemos expressar a nossa fé com inteligência, mostrando o verdadeiro caminho para as pessoas, agindo com inteligência, demonstrando o grande abismo existente entre freqüentar a Igreja Física e estar na Igreja do Corpo de Cristo, pois perto está o Senhor de todos os que o invocam em verdade. "Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência". (Jó 28.20).

O cristão filho de Deus é alguém que recebeu vida nova em Cristo. A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus. “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo”. (1 João 2:4; 1 João 2:10). O filho de Deus não é religioso, nem fanático e nem hipócrita.

É na Igreja do Corpo de Cristo que você aprende como aplicar os princípios de Deus na sua vida. É o lugar onde dividimos experiências e construímos dentro de nós uma fé sólida e fundamentada, glorificando o nome do Criador para nos abençoar. Ela é a Igreja Espiritual, singular, verdadeira, imaculada e vencedora. É referida pelo Senhor Jesus como a Igreja imbatível, tendo em vista que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, como está escrito: “... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Essa Igreja é composta por pessoas que entregaram suas vidas totalmente ao Senhor Jesus, e formam a comunidade espiritual cristã espalhada pelo mundo inteiro.

A Igreja Espiritual é fiel aos princípios cristãos, e expressa a gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito por nós, colocando-o em primeiro lugar em nossas vidas, como traduz o versículo Bíblico: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9).

Como poderíamos ser ingratos? Deus é Santo, justo, amoroso, misericordioso e cheio de graça. A Bíblia contém tudo que precisamos saber para viver uma vida cristã justa. Ela contém a luz da Palavra de Deus que nos guia a tomar decisões sábias, como conhecer a sua vontade, como ministrar aos outros e como crescermos espiritualmente. Ela é a Palavra de Deus para nós. O manual de instrução que nos ensina como devemos viver nossas vidas de uma forma que agrada a Ele e nos faz feliz. Em 1 Corintios 15:33 nos diz: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

Encontramos no Livro Sagrado muitas advertências sobre a influência que pessoas têm em nossas vidas. O caráter daqueles com quem nos associamos é “refletido” em nós. É justamente ai que chamamos a atenção para a grande diferença existente entre a Igreja Espiritual do Senhor Jesus, que é o próprio Corpo de Cristo e a Igreja Física que é uma instituição terrena, com doutrinas próprias, estando, sobretudo, sujeita às leis humanas.

A Igreja Física é uma instituição que, apesar das doutrinas espirituais, está sujeita, sobretudo, às leis humanas. Todos sabem que a Igreja Espiritual está inserida na Igreja Física, e, enquanto esta é enorme e doente, a Espiritual é pequena, mas saudável, imaculada.

Infelizmente nos dias de hoje, a grande maioria das pessoas faz parte da Igreja Física, por isso defendem a sua igreja, a sua religião. São geralmente religiosas e, na sua maioria, consideram a sua instituição, a sua denominação, mais importante do que a Igreja do próprio Deus, “porque não compreendem as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. (Mateus 16:23)

Quando a pessoa coloca a denominação física em primeiro lugar, então ela pertence à Igreja Física e não faz parte da igreja do Senhor Jesus e isso é necessário dizer ao povo de Deus. Esta é a verdade. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”; (Mateus 16:24)

O Senhor Jesus não criou nenhuma denominação religiosa. A promessa de Deus não é apenas para os católicos, batistas, metodistas, presbiterianos ou da Universal, mas para todos os que nela crêem, pois Deus não tem prazer no sofrimento de ninguém. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Apocalipse 3:22)

O Verbo de Deus veio trazer algo muito maior para a humanidade, pois pretendia que o homem se libertasse do jugo da ignorância e deixasse de ser escravo dos interesses materiais e de suas imperfeições.

Apesar de o homem ter avançado na intelectualidade e viver a era da velocidade da informação, suas convicções filosóficas e religiosas em torno da vida não mudaram muito desde a Idade Média.

A Bíblia nos alerta: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino”. (Mateus 16:25.28)

Os ensinamentos de Cristo Jesus, que foi aviltado pelos valores do mundo de então, falava de uma nova ordem de coisas, de um novo homem, de um novo padrão de conduta para a humanidade.

Precisamos destacar e tornar visível a Pessoa do Senhor Jesus Cristo diante de sua verdadeira igreja. O servo do Senhor precisa avançar na leitura da Bíblia em busca de compreensão, para ter uma visão mais ampla da figura do Cordeiro de Deus como autoridade suprema e inquestionável do Senhor Jesus.

Quando você vê uma pessoa que comungava a mesma fé que você e hoje está caída, um crente desviado da fé ou um pastor fazendo bobagens por ai, você pode ter a certeza que estas pessoas não participavam da Igreja Espiritual do Senhor.

Lembre-se do que disse o Senhor: “... Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus”. (Mateus 18:3)

Pela fé em Cristo Jesus, nosso trabalho é trazer estas pessoas para dentro da Igreja Espiritual e Deus conta com você que é servo para fazer este trabalho árduo, difícil e de muitos sacrifícios.

O Apóstolo Paulo disse: ”se nossa esperança no Senhor Jesus se limita apenas a esta vida, então somos os mais infelizes de todos os homens”.

Quem vive na Igreja Física tem a visão para as coisas deste mundo, são pessoas diferentes das pessoas lá de fora, não são incrédulas, são supostamente convertidas, mas não tem resistência própria para vencer o mal deste mundo, e quando vêm às dificuldades, acabam desanimando, porque nunca passaram da morte para a vida.

Precisamos cuidar da nossa fé. Se nossa fé vai mal, nossa vida também vai mal. Muitas pessoas passaram pela Igreja Física, foram curadas, libertas, aconteceram coisas milagrosas, depois foram embora, desapareceram, justamente porque não nasceram de novo. Não estavam dentro da Igreja Espiritual e mantiveram-se na Igreja Física.

Nenhum cristão frio, morno, caído ou fracassado pode culpar alguém por estar assim. Cada um é responsável por si mesmo diante de Deus e recebe do Pai de acordo com a própria fé assumida e praticada.

Ainda assim, muitos reivindicam a paternidade do Altíssimo, bem sabendo que estão desviados, são indolentes, preguiçosos e acomodados, pois ficam na expectativa de sentirem a fé. O Senhor ensina que o Reino de Deus é tomado por esforço, rejeitando os desejos da carne.

A fé não faz parte da alma, e, sim, do espírito! A fé sobrenatural somente se firma na Palavra de Deus com inteligência, não com sentimentos nem com emoções! E quem ficar esperando sentir fé para tomar atitude morrerá esperando.

Suportar o peso da Cruz sem reclamar nem desistir, é obra, em primeiro lugar para quem crê em Deus e nele põe sua confiança. Faz-se necessário entender que nossa vida é muito preciosa para Deus. Nem imagine e nem deixe passar pelo seu coração, pela sua mente, que estando agora salvo, e conquistado o que você veio buscar em Deus, não penses que o diabo não vai continuar lutando com todas as suas forças para tentar lhe destruir.

O senhor Jesus disse: “vigiai e orai”. Se Jesus precisava orar, imaginemos nós!!!

Quando somos chamados por Deus, e considerados seus servos, precisamos exercitar a nossa fé. Enquanto nos preocupamos apenas em achar defeitos e falhas no que pregamos, muitas são as pessoas que neste momento caminham a passos largos para a perdição, pensando em acabar com suas vidas. Tudo que elas precisam é uma palavra de consolo, conforto, salvação, uma mão estendida para levantar e tudo que estiver ao nosso alcance, para que seguros em Cristo Jesus, tenham a vida abundante e eterna.

Precisam ouvir que Jesus existe e quer salvá-la, e sem a presença de Deus em suas vidas, continuarão se debatendo nas águas profundas deste mundo. Se não fizermos algo por elas, acabarão morrendo espiritualmente.

O Espírito Santo está todos os dias, com olhos e ouvidos inclinados para a Terra, procurando pessoas para ungi-las e usá-las em benefícios de outras pessoas que estão caídas, prostradas, desanimadas, destruídas.

Para fazer a obra, você nem precisa ser um pastor, um obreiro e nem um superior da Igreja. Você precisa somente estar na Igreja Espiritual do Senhor, pertencer ao Corpo de Cristo para que então o Espírito Santo possa te usar e você chegar nesta pessoa desesperada e com uma palavra, salvá-la.

Foi assim que aconteceu comigo quando cheguei à Igreja de Cristo e esta palavra caiu em meu coração. Então, pela fé tenho levado esta mesma Palavra para que cada um, pelo seu próprio mérito, pela sua própria luta e busca, tenha um verdadeiro encontro com Deus e que face a face possa contemplá-lo.

Quando a pessoa torna-se serva de Deus, ela tem a necessidade de dar algo de si para as pessoas. Jesus disse: “o que adianta vocês me chamarem de Senhor se não fazem o que eu mando”.

Por nós mesmos não somos capazes de praticar o bem, porque “tudo é dom de Deus”. É Ele que nos dá a vida e o amor que compartilhamos; ter a humildade de reconhecê-lo, dando a Deus o lugar que, realmente merece ocupar em nossa vida, é o passo para a conquista da verdadeira sabedoria: aquela que nos faz conhecer, com exatidão, quem somos, e nos abre os olhos para a realidade da fé.

O senhor disse: “Vós sois o sal da terra; e se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”. (Mateus 5:13).

Quando estamos longe da Palavra de Deus, caímos, fracassamos, ficamos frios na fé, porque deixamos de exercitá-la, independente de sermos servos ou não. Sem fé é impossível agradar a Deus e consequentemente, não podemos ajudar outras pessoas.

É por isso que vimos muitas pessoas caídas e prostradas, perdidas. O mais deplorável de tudo isso é que na sua grande maioria, são crentes, conhecem a bíblia, oram, dão ofertas e até mesmo o dizimo, mas vive uma vida sem sabor, sem graça. Não estão preocupadas com os outros, estão olhando somente para dentro de si mesmas, iludidas pelas ofertas enganadoras deste mundo.

A Igreja Espiritual certamente subirá com o Senhor Jesus quando da Sua volta porque superou os desafios da fé, venceu o mundo e manteve a sua fidelidade ao Seu Senhor. Ao contrário da Igreja Física.

Aquele que é de Deus ora, clama, suplica, jejua, geme; enfim, luta com todas as suas forças para que a igreja do Senhor seja viva e cheia do Espírito Santo. Pois aquele que clama pela Igreja de Jesus, clama por si mesmo.

“Eis que venho com as nuvens...”. O nosso Senhor e Salvador vêm!!! Como Ele mesmo havia prometido aos Seus discípulos: “E quando Eu for, e vos preparar o lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também”. (João 14:3).

Nesse glorioso dia, o Senhor eliminará o domínio de satanás e todos os poderes demoníacos e anticristãos, e estabelecerá o Seu magnífico Reino de Paz e Justiça. A verdadeira Igreja de Cristo, a Igreja Espiritual, singular, verdadeira, imaculada, vencedora e imbatível, está sim subirá, pois as portas do inferno não prevalecerão contra Ela, como está escrito “... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18).

Neste dia todos os povos anticristãos da terra, se lamentarão. A hora está próxima. Não sabemos nem o dia e nem a hora, mas estejamos preparados para a volta do Senhor Jesus, reaproximando as pessoas da casa de Deus para que, em segurança, possam também gozar da mesma alegria que experimentamos e para que, libertos do pecado deste mundo, tenham seus nomes escritos no livro da vida.

Assim, com o coração aberto para o Senhor, todas as mudanças acontecerão e o Senhor mesmo os transformará, pois os verdadeiros seguidores do Senhor Jesus trazem dentro de si a consciência do amor e do respeito ao semelhante, independentemente de cor, sexo, raça ou religião.

Quando Deus chama alguém para ser seu parceiro é para torná-lo a própria benção neste mundo. Tudo de Deus por tudo do ser humano. Estes são os sonhos da fé.

Que a Paz esteja com Você.

((((Plínio)))).

Redação em 10/02/2008 02:09:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 20/05/2008
Reeditado em 14/12/2008
Código do texto: T997584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.