Os calangos além de serem curiosos, são extremamentes perceptíveis

Estava eu tranquilamente ouvindo um som ao meu smartphone branco da cor da paz; quando avistei um calango em uma distância de 50 m. Notei que ele fixou o olhar em minha direção. Inesperadamente, o animal audacioso, apruma a cabeça e estufa o peitoral e começa a fazer um movimento rapidamente pra cima e pra baixo com a cabeça, como se quisesse dizer:

"O que foi, vai encarar !?"

Achei estranho e engraçado. Continuei o encarando. Contudo o animal se tornou iradíssimo - pela bravura, creio que era um macho - ou talvez uma fêmea protegendo suas crias?! Tinha um tamanho graúdo, uma cor diferenciada:verde oliva. Por incrível que pareça, o calango iradíssimo, veio correndo a minha direção com tremenda velocidade e valentia. Em questão de milésimos de segundos, eu ali, parado vendo o animal se aproximando feroz mente. Ele foi criando tamanho em minha mente fértil. Pensei :

"Calando pode morder, mas não causa ferimentos e não faz mal a ninguém."

Continuei ao mesmo lugar. Mas não é, que quando ele chegou bem pertinho, recuei. O animal estava pronto pra atacar ou era apenas um blefe?!

...

Voltei pra verificar, mas o calango já não estava. Já tinha se abrigado em alguma toca. Então percebi que ele só queria demonstrar que mandava no pedaço. Pensei rindo sozinho com a cômica cena:

"Que calango audacioso, me colocou pra correr. Se foi um blefe? Ele me ganhou na sua jogada de "pôquer".