As Moscas*

A Naja consultou Arnóbio se deveria intervir na relação de Isaías e Maga, que andavam às turras, embora, civilizadamente. - Interessante o seu raciocínio Naja - interveio Jerusa, carne e unha com a Maga -, guerra é guerra, menina, como assim, às turras civilizadamente?
 Naja fez ouvidos moucos e esperou pela resposta de Arnóbio: - Naja, querida, prefiro não me meter. Isaías e Maga são adultos, que se entendam. Não comprometo a minha liberdade por nenhuma causa. Estou mais para Agaménon, não aquele personagem de Sófocles, mas o de Sartre em As Moscas. E a Maga é para mim, como Electra, irmã de Orestes.
 - Então, caro Arnóbio, sou Júpter e te ordeno libertar a Maga do jugo de Isaías, este Egisto da era tecnológica. Você tem ascendência sobre o casal.
 - Comparar Isaías com Egisto é de uma maldade, Júpter, digo, Naja. Isaías é um altruísta, no fundo carregaria todas as moscas, como Orestes, para defender a Maga e Argos. Sei não, acho que você quer tomar o lugar de Clitemnestra - completou Arnóbio com um sorriso irônico.
 A conversa encerrou-se ali, ninguém disse mais, nem tico nem teco.


Da série minicontos Outras Espécies

Imagem: Google





* As Moscas em dois tempos
U
Dividida em três atos, esta peça de Sartre dá-nos o drama de cada personagem: Egisto é a encarnação do político ansioso por governar e submeter o povo de Argos a uma opressão que se prolongará por muitos anos. Egisto assassina Agaménon, casa depois com Clitemnestra, a mulher daquele, e submete a jovem Electra, irmã de Orestes, ao papel de escrava.
Num reino imoral e miserável, em que impera a crença na espantosa força de Júpiter, Egisto toma o lugar de Agaménon no trono, protegido por Júpiter, deus dos deuses e que julga ser também o deus dos homens. Por sua vez, Electra, educada na cidade natal, espera sempre pelo regresso de seu irmão Orestes para vingar a morte de Agaménon e assim libertar o povo de Argos da tirania de Egisto. Mas Orestes foi educado na própria irresponsabilidade e longe da família e quando regressa na companhia de Pedagogo não é para se interessar pela situação do povo de Argos, e diz-lhe: Eu sou livre!?




Moscas, o inseto

"Este inseto possui apenas um par de asas membranosas correspondente às asas anteriores. Estes insetos apresentam metamorfose completa, isto é, apresentam as fases de ovo, larva, pupa e adulto.

Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados. Algumas possuem o aparelho bucal com capacidade para absorver líquidos enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.

Do ponto de vista benéfico algumas são importantes para o homem, tais como as espécies que são utilizadas como animais experimentais principalmente para estudos genéticos. Algumas espécies são utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas bem como de insetos pragas. Outras já são prejudiciais ao homem pois provocam doenças e servem de hospedeiros para agentes patogênicos (...)"

Algumas espécies:

Mosca do figo; mutuca de cavalo; mosca do chifre; mosca doméstica; varejeira azul; mosca caçadora, etc.

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/moscas.htm


Está no ar A Moça do Violoncelo (contos de mistério) - Estrelas (poesias). Dois livros em um. Aos interessados façam contato por e-mail:

jestanislaufilho@gmail.com

LIVRO, UM PRESENTE INTELIGENTE!!!

(55) 32-9 9963-0023 (zap)