O Homem da Gravata Florida

É tão tarde que já é cedo.

O dono do bar está bebendo sozinho, todos foram embora. Seu nome é Judas, mas ninguém sabe disso; todos o conhecem como "Tob", apelido surgido de uma situação tão humilhante que eu prefiro não contar. Está tão zonzo (embora lúcido) que nem percebe entrar um homem de roupas bregas, com uma chamativa gravata de flores vermelhas.

Ele para na porta e fica olhando para o ambiente, como alguém que precisa fazer uma coisa mas não sabe como começar. Quando finalmente o dono do bar percebe a presença do estranho, este se senta no velho piano e começa a limpá-lo. Tob o ignora.

Os problemas de Tob começaram há alguns anos, quando descobriu que seu pai que nunca conheceu era dono de uma grande fortuna, e ao morrer deixou-a para ele. Mas Tob teria que se mudar para os Estados Unidos e comandar uma grande empresa, exigência de seu pai antes de morrer.

Sua noiva não quis ir com ele, Tob preferiu o dinheiro ao amor e, naturalmente, perdeu todo o dinheiro da família. Há alguns meses ele voltou para o Brasil e descobriu que sua mãe morreu e sua noiva casou com outro. Só o que ele tem agora é o bar e um vício cada vez maior em álcool. Dizem que ele bebe mais que todos os clientes juntos.

- Você acredita que Deus possa falar através de uma pessoa? - Pergunta o homem da gravata florida.

- Não. Acho que seja lá o que Deus estiver fazendo ele não se importa conosco.

- Entendo. - O homem diz e começa a tocar uma canção no piano. Hey Jude, dos Beatles, em um ritmo bem lento. - Hey, Jude, não fique assim... sabe, a vida ainda é bela. Esqueça tudo o que aconteceu, amanhã será... um novo dia. Hey, Jude, pra que chorar... por alguém que não te ama? Se o mundo agora te faz sofrer... tudo vai passar, você vai ver.

- Isso é alguma indireta?

- E quando a dor for muito forte... Hey, Jude, se acalme. Não carregue o mundo... sobre seus ombros. Muita coisa vai fazer você mudar. Essa tristeza não tem... razão de ser. Se alguém te fez sofrer pra que lembrar? Mas vale a pena... tentar viver... de esperança!

- Você... Quem é você?

- Hey, Jude, olha pra mim. Veja o dia... como está lindo! Esqueça de tudo que aconteceu. Amanhã será um novo dia...

- Vai embora! Saia do meu bar! - Tob diz, furioso, armado com uma garrafa. O homem se levanta, com as mãos para cima.

- Estou indo, estou indo.

- O que você veio fazer aqui?

- Eu só tive vontade de entrar e tocar essa canção para você. Quer me contar o que aconteceu contigo?

- Não! Eu quero que você se vá!

- A escolha é sua. - O homem diz e vai embora. Depois disso o pobre Tob sumiu. Eu soube que ele parou de beber e decidiu arranjar um emprego de verdade. Essa vida é tão louca que talvez o tal homem da gravata florida tenha sido um anjo. Nunca se sabe, né?

***

Esse conto é o segundo de uma série de contos conectados, que podem ser lidos separadamente:

Destruição do Vale de Sidim: https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/6935036

Bismillah!: https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/6937114

Ele Ouviu a Voz do Menino Desde o Lugar Onde Estava: https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/6937136