AMORES DE MARIA

Nesses acasos do mundo virtual, Antonio conheceu Maria.Encantado com o perfil da bela jovem, logo declarou o seu sentimento e, para a sua surpresa e alegria, foi prontamente correspondido.

Tudo então parecia transcorrer-se satisfatoriamente e, tendo passado alguns anos, o casal já planejava a vida conjugal.

Num certo dia, porém, sem dizer nada a Antonio, Maria resolvera inscrever-se em um novo site de relacionamento e, de imediato, simpatizou-se com o perfil de um novo colega, um português que utilizava o pseudônimo de Joaquim do Porto. Num impulso repentino, Maria enviou-lhe um comentário, seguido de um desses presentes normalmente encontrados nesses tipos de sites. A partir dessa iniciativa, a intimidade entre Maria e Joaquim do Porto foi aumentando sempre mais.

Coincidentemente, Antonio recebeu um e-mail no qual, alguém o convidara a participar do mesmo site onde a sua Maria se inscrevera. Antonio não tinha o menor interesse em aventurar-se, mas, mesmo sem cadastrar-se, resolveu visitar e ver o conteúdo do mesmo. Surpreso, Antonio constatou o perfil de Maria, diferente e elegante, além do presente enviado por ela a Joaquim do Porto. Surgiu-lhe então a desconfiança de que ambos poderiam também estar trocando confidências por e-mail.

Decepcionado e tomado por um ciúme avassalador, Antonio decidiu terminar o seu relacionamento com Maria, acreditando que, se ela agiu dessa forma agora, certamente faria o mesmo quando ambos estivessem morando juntos.

Embora Maria tenha se desculpado pelo deslize e jurado nada sentir pelo português, além de uma simples amizade, Antonio manteve o distanciamento e nunca mais voltou a procurá-la.

Transcorreram-se os anos, até que, numa viagem de veraneio, Antonio que já havia se casado com outra mulher, deparou-se com Maria, de braços dados com Joaquim do Porto, felizes e bem casados curtindo igualmente, as delícias dos mares do sul.

Deixo aqui, as seguintes indagações para debate e questionamentos dos colegas sobre esse enfoque:

1. Se Joaquim do Porto não tivesse correspondido às investidas de Maria, ela faria o mesmo com outro com quem simpatizasse?

2. Se Maria amasse Antonio verdadeiramente, teria se encantando com Joaquim do Porto e desejado tanto a sua amizade ao ponto de enviar-lhe um presente?

3. Antonio teria errado em não perdoar e compreender Maria?

4. O fato ocorrido sem que Antonio soubesse, caracteriza Maria como uma mulher inconfiável?

Agradeço a todos que me honrarem com suas leituras e comentários, manifestando o meu maior respeito por todas as opiniões.

Antenor Rosalino
Enviado por Antenor Rosalino em 03/08/2011
Reeditado em 24/02/2013
Código do texto: T3137029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.