EU VI

Li juro cumadi Quitera – eu vi o minino do dotô Tolentino virá lubisome.

Ansim, na minha frente.

Era nôte de lua cheia.

Eu tava vortano da casa de farinha, mode que ieu tinha levado a janta de Dedé, qui tava trabaiano mai os pessoá, mode dá di conta da farinha qui ia sê levada no sabo, logo bem cedo.

Era a sexta fêra adispoi do carnavá.

Nói já tava tudo di reza mode a corerma.

O dotô Tolentino dixe qui ia fazê as reza na casa dele mode que é munta gente lá, i fica mai faci os pessoá i prá casa dele.

Tem ele, tem a mulé dele, tem as fia dele, tem Toin o fio dele, tem a mãi da mulé dele, tem dua irmã dele, tem uma afiada qui vêi da capitá mode cazá cum Mané, fio do dotô Joge do posto.

Vosmecê sabe qui o dotô mai a mulé dele, tivero sei fia feme incarriada.

É Maria das Dore, Maria de Fátima, Maria do Socorro, Maria de Lurdi, Maria do Caimo, Maria das Neve e adispois quandi foi no ôto bucho, nacêu Toin.

Todo mundo sabe que se nacê minino macho adispoi de seis minina feme incarriada, esse bichin vai virá lubisome.

Só si botá o nome de José de Arimateia é qui pode sê que a mardição num si cumpra.

O bichin nacêu impilicado e o dotô dixe pá cumadi Liu qui esse negoiço de botá nome de José nu minino era crendice besta, qui ele num crerditava in nada disso não.

Quandi Toin era piquininim, nas nôte de lua, ele ficava amafunbado drento de casa. Num havia nu mundo qui fizesse ele saí pa fora.

Agora ele tá um rapai, dexô inté a baiba crecê mode parecê mai véi.

Aí quando ieu tava vortano modi tomá di conta das criança qui tinha ficado tudo sozim in casa, ieu oicei uma carrera pru dento do mato.

Aí ieu pensano qui era os cachorro caçano poico do mato, subi no pé di imbuzêro, modi num sê mordida pelos poico.

Aí ieu vi Toin cum os zoião abuticado, farejano o chão adonde tinha uma tuia de bosta de jumento.

Aí ele si abaxô, se infregô na tuia, cumeu um bucado de bosta, os cabelo se danaro a crecê e ele alevantô o fucim zoiano pa lua e danosse a uivá.

Chega dava dó di vê, cumadi. Ieu li juro cumadi Quitera, pula fé de cristu, qui é veidade!