O problema eram as lágrimas.

Boate, noite, diversão...não havia mais. O resto era só pretensão dos corpos que se esfregavam ou apenas balançavam ao sabor da música.

Amanhecido o dia nem lembrança ficava.

Mas, de vez em quando um número de telefone era trocado, um encontro á luz clara do dia deixava claro que à noite, todos os gatos são pardos e todos podem ser bonitos e legais.

Mas, tudo bem, há que relaxar! A vida tem tantos caminhos, nem todos eles se cruzam. As vezes, a vida impõe uma distância que está longe de ser sentida ou registrada.

Por isso mesmo não entendeu o convite e as copiosas lágrimas:

- eu precisava te contar! eu precisava me justificar!

- não, não! que é isso! não se desculpe, não houve promessas...

- sim, sim! - insistia entre ruidosos soluços sentidos - eu havia prometido! deixei você esperando e agora isto! eu nem sei como aconteceu - justificava-se grandiloquentemente - eu o amei imediatamente entende? é que a paixão se impõe, entende? entende? por favor - dizia com a voz molhada e súplice - por favor não me queria mal! Você me entende, não entende?

Sim, ele entendia.

O que ele não entendia era o porquê de tanta história, de tanta lágrima e histeria. Espantado, decidiu por um fim na tsunami emocional!

- olha! não fica assim - disse ele afastando o peso de uma incômoda cabeça sobre seu colo, jorrando lágrimas pelo fim de um amor que sequer havia existido - eu compreendo! quer um pouco d'água?

Nos olhos molhados um espanto tão exacerbado quanto o choro:

- está vendo! até mesmo isso é comovente! você compreende! você compreende! - e novas lágrimas brotaram mostrando que, decididamente, o problema era a necessidade das lágrimas.

Nada mais foi dito, mas em sua mente uma sentença se formava lentamente, enquanto o elevador o libertava:

- Ao contrário do que você diz, eu não entendo absolutamente nada.

No correr dos dias ficou provado que todos os pretensos amores se diluem na distência, visto que na boate seguinte um novo convite e proposta foram feitos, embora não aceitos.

O problema eram as lágrimas.