Um filósofo original

DIÓGENES DE SÍNOPE (Corinto, 323 a.C.)

Não é comum a coerência entre o que se ensina e o que se vive. A hipocrisia da contradição entre o pensar e o agir até gerou um provérbio: “Faça o que eu digo, não faça o que faço”.

Coerente com os princípios do cinismo – corrente filosófica que desprezava os valores da sociedade –, Diógenes andava descalço, vestia sempre a mesma túnica surrada e tinha por moradia um simples tonel, que se tornou popular em toda a Grécia.

Um dia viu um garoto usando as mãos em forma de concha para beber água de uma fonte. Não teve dúvida: lançou fora a cuia de beber água, exclamando: “Este menino me mostra que ainda possuo coisas supérfluas!”.

Às vezes, vagava pelas ruas, em pleno dia, com uma lamparina acesa. Se lhe perguntassem o que pretendia com aquilo, respondia: “Procuro um homem, um verdadeiro homem!”.

Certa vez, Alexandre Magno quis conhecer o filósofo de que tanto lhe falavam. Mandou chamá-lo. Ele não foi. O conquistador teve de ir pessoalmente até o filósofo.

Diógenes estava tomando sol diante do tonel. Sequer se levantou para cumprimentar o temível general.

– Diógenes – disse Alexandre –, você sabe quem está aqui?

Diógenes não respondeu.

– Saiba que sou Alexandre Magno!

– Eu sou Diógenes!

– Possuo um império imenso, e milhares de homens se curvam diante de mim.

– Pois eu só tenho este tonel, e isso me basta. Quanto aos homens, não creio neles. Há muito tempo procuro um e não o encontro.

– Você me agrada – respondeu Alexandre. – Para provar o quanto o admiro, estou disposto a lhe dar até a metade do meu império.

– De você – resmungou Diógenes – quero apenas que saia da frente do meu sol!

Os membros da comitiva riram da resposta do filósofo; menos Alexandre, que falou:

– Vocês riram. Pois saibam que, se eu não fosse Alexandre, gostaria de ser Diógenes.

Avelino Antônio Correa, professor de Filosofia

Avelino Antônio Correa professor de Filosofia
Enviado por Paulo Seixas em 14/12/2014
Reeditado em 10/05/2024
Código do texto: T5069056
Classificação de conteúdo: seguro