SOB A DANÇA DAS CHAMAS - A Saga de Armando Cap. 20

OS PNEUS DO CARRO ADAPTADO fazem um som de crepitar sobre as ondulações curtas da estrada de piçarra. Depois da sexta curva já dá para ver a redoma de tecido flutuando, toda iluminada.

Em pouco tempo o estacionamento improvisado está repleto de carros reluzentes de onde descem pessoas elegantes com envelopes vermelhos nas mãos. Os saltos longos e finos dos sapatos de Doralice afundam na areia umedecida do pátio, o vento assanha seus cabelos e balança as cortinas brancas da entrada do salão.

Ela e Armando se acomodam com os outros convidados nas arquibancadas. As luzes se apagam. Do cume da redoma desprende-se um cabo de aço de onde pende IRINA, toda vestida de dourado. Ela gira com uma tocha na mão e vai acendendo as lanças estrategicamente espalhadas ao longo do picadeiro circular.

Ruflam tambores.

No centro do palco, Pimenta, vestido de mágico, bate na porta de uma caixa azul com estrelas e dela sai sua noiva. Os cabelos vermelhos da moça flamejam sob a luz de fogo das lanças. Roxanne brilha de felicidade. O calor que sentiu a vida inteira, agora incendeia também seu coração.

Na arquibancada, Doralice aperta a mão de um Armando entediado, e sonha com o dia de seu casamento.

Do outro lado da cidade, na delegacia, Helena apressa Pontes. Mas antes de irem à festa no circo de Irina, ele ainda tem uma última coisa a fazer. Dentro de uma das celas, olhos espreitam ansiosos.