O Canário

 
   Quando eu era criança, admirava os filhos dos meeiros (*), que plantavam lavouras nas terras do meu pai.
  Estes meninos, que por causa da vida precária tornavam-se adultos cedo, tinham como lazer prender passarinhos: coleiros, garrinchas e, principalmente canários. Mais exatamente, canário-chapinha. Bom de canto e de briga em rinhas.
   Um destes rapazes, filho de um meeiro, deu-me de presente uma gaiola e um alçapão, que ele mesmo construíra, com a madeira macia de umbaúbas e varinhas de taquaras, com um canário nela.     Ele me explicou como deveria fazer, para atrair uma fêmea ao macho: - Coloque a gaiola, com o alçapão armado com fubá ou canjiquinha dentro, em um galho de árvore, lá no mato, distante da casa. Atraída pelo canto mavioso do macho, a fêmea viria e, ao entrar no alçapão, para se alimentar, ficaria presa. Assim eu teria um casal de canários.
   Assim fiz. Escolhi uma árvore bonita, à beira de um riacho de águas cristalinas e lá deixei o canário, com canjiquinha e água, para seduzir a amada.
    Eu era uma criança distraída e hoje, idoso, ainda sou. "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído" ** me segue, como um mantra.
   Depois de uma semana ou mais, lembrei-me do canário lá no galho da árvore. Corri, com o coração querendo pular pra fora.
   A gaiola estava lá. O alçapão vazio. Ele não conseguira atrair a fêmea. Dentro da gaiola meu canário estava deitado, de barriga para cima. Morrera de fome e sede. As lágrimas escorreram em minha face.
   Desde este dia, jurei nunca mais prender pássaros.



Hoje eles passeiam livres em meu quintal.
Imagem: JEF

 

* Diz-se do Agricultor que trabalha em terras pertencente a outra pessoa e reparte com o dono da terra o resultado da produção. O proprietário das terras fornece sementes, adubos, etc.

** Trecho de uma canção dos Titãs.


Caso interesse ter acesso ao meu último livro, convido você a ler a postagem intitulada MENSAGEM para saber como.

Esta crônica não está no livro A Moça do Violoncelo.


canário-da-terra-verdadeiro ou canário-da-terra, (nome científicoSicalis flaveola L.), também é conhecido no Brasil como canário-da-horta, canário-da-telha, canário-do-campo, canário-chapinha, canário-do-chão, coroinha e cabeça-de-fogo[2] é uma espécie de ave da família Emberizidae.[3]

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A1rio-da-terra-verdadeiro