centopéia





   Com inúmeras pernas corria como se fugisse de um predador, mas era tão somente seu modo de caminhar: ora por estreitas passagens; ora a céu aberto, aparentemente sem destino. Na caminhada devorou uma mosca em segundos e após o banquete lambia a sobra, sob a sombra de um arbusto. Em seguida aninhou-se nas folhas secas da mangueira, para o repouso merecido, enquanto a imagem da lua tremulava no lago cristalino.
   Após observar o comportamento da centopéia, a Maga entrou na choupana e preparou bolinhos-de-chuva, à espera de Isaías, que fora visitar o Lima, sempre bêbado e vociferando contra tudo e contra todos. Cônscia da demora do parceiro, enroscou-se sob o lençol, ardendo de desejos. E consumou o ato que a devorava, com o dedo úmido. Ao levantar o lençol vislumbrou a centopéia caminhando, como sempre, apressada, pelas paredes da casa. Voltou a cobrir-se, sem dar a mínima à peçonhenta.
   Após alimentar-se dos insetos que desfilavam nas paredes, a centopéia retornou à caverna, para convencer seus amigos de que há vida em profusão no mundo externo.





Para saber como ter acesso ao meu último lançamento A Moça do Violoncelo - Estrelas leia a postagem MENSAGEM e saiba como


 
 
 * As centopéias possuem de 15 a 190 pares de pernas.
 
- O sistema digestivo desta espécie é completo, ou seja, começa pela boca e termina no ânus.
 
- Excretam ácido úrico por um sistema chamado de Túbulos de Malphigi.
 
- A maioria das espécies tem vida noturna.
 
- Habitam regiões tropicais e temperadas do planeta.
 
- As larvas de centopéia são parecidas com os adultos.
 
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
 
Peso: em média de 20 a 30 gramas.
Tamanho: em média 20 cm.
Cor: marrom-amarelado com faixas pretas e patas amarela