Andorinhas e Urubus

A Maga chegou em casa e encontrou Isaías esparramado na poltrona. Não verificou se dormia. Foi para a cozinha monologando um dicionário de palavras incompreensíveis. Ela gostava de dizer tudo na lata.
   -  O que aconteceu, mulher? Perguntou Isaías, sem se levantar
   -  Estou pensando umas coisas, filosofando.
  - Assim? Que língua é esta? Esperanto? A Maga olhou em volta, sentou-se ao lado de Isaías e foi direta: - A gente precisa se separar. - Acho que não, Maga. Para quê? Temos as nossas diferenças, mas no geral nos damos bem. Sejamos práticos, de boa. A Maga pousou o queixo nas mãos, disposta a escutar.
    - Então me convença!
   - É o seguinte, passei o dia filosofando, como você, e me veio uma ideia sobre andorinhas e urubus.
   - Meu Deus, lá vem uma fábula! Exclamou a Maga, sem esconder o desânimo.
   - O Urubu é um injustiçado - prosseguiu Isaías -, tido como ave de mau agouro, que absurdo!, tem muito a nos ensinar. Com quem você acha que Santos Dumont inventou de brincar de voar? Com os urubus, Maga. Não foi com as andorinhas, que voam baixo. Caçam alimentos no ar, isto é legal. Mas os urubus enxergam longe, têm faros aguçados e sabem a hora alçarem voos e de aterrissar. As andorinhas são frágeis, batem nas paredes e perecem. Urubus ascendem pelas térmicas, economizam energias. As fêmeas põem dois ovos de uma vez. Para concluir, não gastemos energia com separação, minha andorinha!
    - Está bem, meu urubu, venha tomar um café. Mas continuo achando que está na hora de você arrumar as malas ou alçar voo, as térmicas estão quentes.






Para saber como ter acesso ao meu último lançamento A Moça do Violoncelo - Estrelas leia a postagem MENSAGEM e saiba como

Valor: R$25,00 (frete incluso). Sem fins lucrativos.

LIVRO: Um presente inteligente!





Além do contado com o autor, posso ser encontrado em meu blog:

www.jestanislaufilho.blogspot.com

E-mail jestanislaufilho@gmail.com

www.facebook.com/jestanislaufilho

 
 
Andorinhas

As andorinhas são um grupo de aves passeriformes. A família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. As andorinhas caçam insectos no ar e para tal desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas.

Urubus

Como alimentam-se de carne em estado de putrefação, são extremamento importantes para o equilíbrio ecológico, pois evitam a disseminação de doença.
A ascensão dessas aves ocorre nas correntes térmicas (de ar
quente) que se elevam do solo. É por isso que os Urubus, nas primeiras horas da manhã, evitam voar. Simplesmente esperam
que as correntes de ar quente comecem a se formar, para subirem. Têm olfato desenvolvido, para localizar mais facilmente o alimento. Uma utilização perfeita dos movimentos da atmosfera para facilitar a vida.