Zika Vírus

Isaías interrompeu a conversa com a Maga, com a desculpa de que precisava sair, pois marcara entrevista com a agente de saúde, para saber dos procedimentos de combate à Zika Vírus.* - Você pode estar grávida, Maga..., dissera antes de ganhar a rua.
  "É sempre assim" - refletia a Maga - "toda vez que vamos discutir a relação, ele arruma uma desculpa. Covarde! Desde quando Isaías se preocupa com com estas coisas? As baratas tomam conta da casa; as formigas fazem a festa; mosquitos e pernilongos nunca o incomodaram. Tudo bem, ele instalou um mosquiteiro em nossa cama... Isaías está mais para chickungunya**, isso sim!".
   Enquanto a Maga conjeturava sobre as desculpas de Isaías, ele entrava em uma flora à procura de uma orquídea.
   - Quero uma vanda, igualzinha a da minha amiga Suzana - disse à florista. Mas antes preciso de uma informação: como faço para me proteger do Zika Vírus?
  - Moço, eu sou florista, melhor consultar uma agente de saúde, um médico.
    - Desculpa, está certa, vou consultar a Karen.
   Após escolher a orquídea retornou. A Maga se encontrava sentada na poltrona. Olhou Isaías com a vanda e fez cara de paisagem.
   - Veja, não é linda? Igualzinha a da Suzana Barbi. É pra você.
    - Seu safado - respondeu a Maga -, acabei de fazer um café. Mas não pense que esqueci da nossa conversa.
Aedes aegypti em minha companhia, nem morta!


Da série: Outras Espécies

Para adquirir meu último livro Estrelas-A Moça do Violoncelo, entre em contato.



 
* O que é a febre por Vírus Zika?

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

Fonte: www.saude.gov.br
 
** Chikungunya

Febre, dor nas juntas, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo...É dengue! – você logo pensa. Mas atenção: pode ser outra doença, ainda pouco conhecida no Brasil, a febre Chikungunya.
Mas que doença é essa? Ela é causada pelo um vírus Chikungunya (CHIKV) e foi descrita pela primeira vez em 1952, durante uma epidemia na Tanzânia, no continente africano. Desde então, a doença foi identificada em mais de quarenta países da Ásia, África, Europa e América, incluindo o Brasil.

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br