O Leão







Sou rei da selva não. Nem as leoas são rainhas. Na selva não tem monarquia. Isso tudo é invenção humana. A gente vive em paz. Quando estou com fome, vou à caça. É da minha natureza, como é da natureza da cobra me picar, ou das pulgas sugarem meu sangue e perturbarem meu repouso.

 


 


 
Classificação:
 
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. leo
 
Informações e características:
 
- O leão é um mamífero felino de grande porte.
 
- Podemos encontrar leões, principalmente, nas savanas africanas. Existem também, embora em pouca quantidade, alguns leões habitando na região noroeste da Índia.
 
- O leão macho possui juba e é peludo, enquanto a fêmea possui menor quantidade de pelos. A cor da pelagem dos leões varia entre o amarelo escuro e o marrom.
 
- São animais carnívoros e caçadores. Alimentam-se principalmente de carne de zebras, gnus, veados, búfalos, javalis e até mesmo elefantes. Podem comer até 30 quilos de carne em apenas uma única refeição.
 
- Os machos costumam viver sozinhos ou liderar grupos compostos por até 40 fêmeas.
 
- Existem várias espécies de leões, sendo as mais conhecidas: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-congolês, leão-etíope, leão-asiático e leão-somaliano.


Fonte:
www.todabiologia.com/zoologia/leao.htm
  •  
     
 
Aos interessados, meu último lançamento, A Moça do Violoncelo (contos)-Estrelas (poemas) está à disposição dos leitores e leitoras. Dois livros em um, com duas capas. Entre em contato e peça o seu.