Morcegos

O Lima chegou bêbado às dezessete em ponto, perguntando por Isaías. A Maga estava ocupada com os morcegos pendurados no teto do quarto dos fundos, por ser sombrio "como o Isaías", a Maga pensou. - Isto dá azar - disse o Lima com aquela voz esganiçada de bêbado. Um balbucio. - Deixe de ser bobo, os morcegos são criaturas dóceis e fazem bem ao meio ambiente. E a Regina, como vai, Lima? - Acendendo velas coloridas, riscando o chão com carvão, para receber o Pena Branca. Você conhece a Regina. - Ah como conheço, gente boa. Mas não fale alto, Lima, qualquer barulho, lá vem mensagem da Flora, pedindo silêncio. Morar parede-meia dá nisso, tira a liberdade da gente. Mas o Lima não ouviu a fala de Maga, pois dormira no sofá. Enquanto admirava os morcegos "será um casal?, espero que não sejam carnívoros e não ataquem o Joel, mas fossem hematófagos bem que podia sugar o sangue do Isaías". Bateu com o nós dos dedos três vezes na madeira. "Que é isso Maga, Isaías é niilista, mas é do bem", concluiu em pensamento.
     Nesse exato momento Isaías encontrava-se na praça dos três poderes, analisando a estátua da justiça: "A balança, pende para um lado; o martelo, ó pobre Têmis, olhos vendados, mas enxerga o que deseja; e esta espada, a quem protege?. Quantos símbolos para cegar os olhos da multidão...". 







*  O morcego é um animal mamífero que possui a capacidade de voar.
*  Alimentam-se, principalmente, de frutas, insetos, sangue de animais (poucas espécies hematófagas), peixes, néctar e pólem.

Ao voar a noite, utilizam um sistema de localização conhecido como biosonar (emissão de ondas ultra-sônicas através das narinas ou boca) Algumas espécies se orientam através dos ecos.
Dependendo da espécie, a vida de um morcego vai de 10 a 25 anos de idade.


Fonte: http://www.todabiologia.com/zoologia/morcego.htm


No mundo, 70% dos morcegos se alimentam se insetos. No Brasil, 50% se alimentam principalmente de plantas, podendo comer também outras coisas. Das espécies de morcegos que existem no mundo, apenas três se alimentam de sangue, sendo que apenas uma ataca outros mamíferos. De acordo com a comida preferida, podemos classificar os morcegos em três grandes grupos: animalívoros, fitófagos e onívoros.
 * Animalívoros
- comem insetos, pequenos vertebrados (como ratos, pássaros, lagartos) e até outros morcegos. Dentre os animalívoros, há cinco subgrupos principais:
 * Insetívoros - alimentam-se de insetos, principalmente mosquitos, besouros, gafanhotos e mariposas. Por isso, têm importante papel no controle de pragas agrícolas. Insetívoros muito comuns em cidades são os membros da família Molossidae.
 * Carnívoros - comem vários tipos de pequenos vertebrados, incluindo aves, roedores, lagartos e até mesmo outros morcegos.
 * Piscívoros - comem pequenos peixes, como sardinhas, lambaris e barrigudinhos. No Brasil, este hábito é exclusivo dos Noctilionidae, os morcegos-pescadores.
 * Ranívoros - comem rãs e sapos. Contudo, nenhuma espécie de morcegos alimenta-se exclusivamente de anfíbios.
 * Hematófagos - são os famosos morcegos-vampiros. Eles se alimentam exclusivamente do sangue de vertebrados. Há apenas três espécies no Mundo, que ocorrem apenas nas Américas.
 * Fitófagos - alimentam-se de diferentes partes de plantas, sendo subdivididos em:
 * Frugívoros - comem os mais variados frutos, como mangas, bananas, amêndoas, figos, mamões, goiabas e principalmente frutos selvagens. É muito comum vê-los em cidades, se alimentando em mangueiras e amendoeiras. São importantíssimos dispersores de sementes.
 * Nectarívoros - Polinívoros - são morcegos que, como os beija-flores (aves), se alimentam do néctar e do pólen produzidos por flores, como o maracujá-de-restinga e o pequi, entre outras. Às vezes, estes morcegos podem ser vistos bebendo água com açúcar colocada em bebedouros de pássaros.
 * Folívoros - consomem folhas de diversas plantas, para complementarem suas dietas.
 * Granívoros
- alimentam-se de sementes, além de comerem também a polpa dos frutos que as contém.
 * Onívoros - comem tanto animais, quanto plantas, em proporções similares.


Fonte: http://www.casadosmorcegos.org/#!ecologia/ckra