Amigas inseparáveis



Lucas não imaginava, que ao dividir o apartamento com Flora teria de suportar a algaravia de Lorena, a maritaca de estimação.
   Lorena, definitivamente, não gostava de Lucas. Talvez por ciúmes de Flora. Sempre o atacava pelas costas, bicando e o arranhando com suas garras afiadas. Reclamou com a amiga, que fez ouvidos moucos. - Ah, Lucas, não seja chato, Lorena te ama. - Imagina se não amasse, respondeu, completando: - Se você não tomar providências, pode arranjar outro lugar pra morar. Flávia deu de ombros, após constatar as marcas das bicadas de Lorena no pescoço e nas orelhas do amigo. Constatou, também, as falhas nos cabelos, provocadas pelas bicadas. Flora prometeu tomar uma atitude. Travou um diálogo ríspido, incompreensível para Lucas, com a amiga inseparável.
   Mas Lorena era sagaz. Emitiu sinais, que Flora traduziu ao amigo, de que o deixaria em paz. Em seguida fez carícias no cocoruco, dizendo "muito bem minha garota", e beijou-lhe o bico. E saiu para trabalhar, depois de colocar a ração.
   Ao retornar, à noite, encontrou Lucas deitado no sofá, com sangue escorrendo dos olhos.
Lorena subtraíra a visão de Lucas.


Da série Outras Espécies


Tenho às disposição dos leitores e leitoras o meu mais recente lançamento:

A Moça do Violoncelo - Estrelas. Dois livros em um, por apenas R$25,00 (frete incluso). Aos interessados, façam contato com o autor e saiba mais.


Sobre maritacas.


O pássaro maritaca é originário das regiões onde o cerrado é predominante, comumente é possível encontrar essa aves que fazem parte da família dos psitacídeos nos estados do Piauí, Alagoas, Pernambuco, Moto Grosso do Sul, Goiás e até mesmo em outros países, como por exemplo, no Paraguai.

Seu habitat natural são as matas altas e ciliares e também os pinheirais, mas atualmente muitos habitantes das grandes cidades têm adquirido o pássaro para tê-lo como um animal de estimação, criando-os fora do seu local de origem.


Fonte: http://portalbrasil10.com.br/passaro-maritaca/

Maritaca é um termo genérico para designar uma ave que emite um ruído um tanto quanto desagradável.
O sexo da maritaca não é visível. Para identificá-lo é preciso um exame de sexagem, ou de DNA (por gotas de sangue ou com quatro ou cinco penas), ou ainda por laparoscopia onde se visualiza o órgão sexual que é interno.


Fonte: http://www.maenatureza.net/natureza/96-maritacas.html