beija flor

Isaías observava a Maga sentada em posição transcendental, no centro do jardim, com uma flor vermelha e outra amarela, na boca. Aproximou-se, mas afastou-se imediatamente ante o olhar severo da mulher. Na realidade não tinha o menor interesse, sabia bem o que ela queria: atrair beija-flores. Ecce woman, disse para si, enquanto caminhava, sem saber aonde ia. E completou, crucifique-a. Sentou-se atrás de uma pilastra, pensando em Nietzsche e em Pôncio Pilatos. Enquanto refletia sobre sua vida pregressa, a Maga continuava lá, sentada, em conluio com as forças da natureza. Absorvido pela ontologia, aquietou-se na inquietude da busca do sentido de ser no mundo.
     Enquanto isso a Maga permanecia sentada, com as duas flores de hibiscos na boca, à espera de beija-flores. Depois de algum tempo surgiu um, com suas asinhas agitadas. E beijou a flor na boca de Maga, que permaneceu inflexível como uma estátua, para não assustar a ave.
   - Você é um racionalista imbecil, praguejou a Maga, por Isaías ironizá-la em se manter nesta posição ridícula. E completou: - ridículo é você, ateu com medo de assombração.
      - Tudo bem, amor, o mundo não vai acabar, por hora. E eu não sou ateu, agnóstico ou outra coisa qualquer. Sou o que sou.
      - Seu besta, respondeu a Maga, abraçando-o.


 
Notícias do Beija-flor

Nome Científico: Trochilus
Classe: Aves
Ordem: Trochiliformes
Família: Trochelidae
Habitat: É uma espécie solitária da mata virgem e secundária.
Nome popular: Beija-flor ou Colibri



Características: Os beija flores apresentam bico longo e tubular. Mede cerca de 16 centímetros e pode voar em ponto fixo pairando no ar.
Alimentam-se de néctar de flores e pequenos animais.
Na época do acasalamento os colibris costumam fazer o voo nupcial com trajetos que variam de acordo com cada espécie.
As fêmeas são as mais trabalhadeiras. São elas que constroem os ninhos, chocam os ovos e protegem os filhotes, sem contar com qualquer manifestação dos machos. Os filhotes abrem os olhos com quatro dias após o nascimento e saem do ninho com após quatro semanas. Apresenta-se em uma variedade de cores, tamanhos, tipos de plumagem e formato de bicos.
A grande variedade desses pequenos animais constitui uma riqueza do mundo animal, com aproximadamente trezentas espécies, formando uma das maiores famílias de pássaros do mundo.

 

Fonte:

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/beijaflor.htm


Rapidinho:

 
O miniconto acima faz parte de um novo projeto que estou desenvolvendo: Outras Espécies. A ideia é fazer uma coletânea e editar um livro de bolso, tendo como público alvo, estudantes do ensino médio e ambientalistas. 


No ar o meu mais recente lançamento: A Moça do Violoncelo (contos de mistério) - Estrelas (poesias). Dois livros em um por R$25,00 sem mais despesas. Para saber mais, faça contato. Antecipo agradecimentos.

www.jestanislaufilho.blogspot.com. br