Karen e os carrapatos

Ao chegar na casa do Lima, a agente de saúde Karen deparou-se com uma cena, que a deixou com um misto de náusea e medo: o Lima catava carrapatos do corpo, esmagando um a um com as unhas.
    -  Um momento, Karen, a casa está infestada.
    -  Voltarei depois, Lima. 
  - De forma alguma, preciso falar com você, quero marcar uma consulta com a médica cubana.
   -  Sem problema. Credo Lima - disse no limiar da porta - você está com marcas horríveis na pele. Como isso aconteceu? Quer que chame uma ambulância?
     - Foi aquela bruxa, a Maga, que me pediu pra buscar umas folhas de erva de santa maria, será que ela está grávida?, dizem que é abortiva, eu fui com a maior boa vontade, preocupe não Karen, a pele vermelha é por causa da alergia. Além dos carrapatos, esbarrei nas folhas da aroeira, que merda!
     - Não seria melhor ir ao posto? - sugeriu a Karen -, de repente isso aí piora...
  - Bobagem, sabe como são os carrapatos, estes aqui então, miudinhos, vão picando a gente por todo lado. Será que o Isaías sabe que a Maga está grávida?
   - Deixa de ser fuxiqueiro, Lima. Erva de santa maria é usada para vários tratamentos, inclusive para eliminar gases, ah nem, volto depois, isso aqui tá horrível - disse tapando o nariz com as mãos. Não é necessário marcar a consulta, vá ao PSF e ela te atende. Tchau.
    Depois de catar os carrapatos, tomou uma ducha e foi levar as folhas à Maga. Ao chegar, perguntou: - Ô Maga, porquê você quer estas folhas? A Maga olhou bem nos olhos do Lima: - É o seguinte, que fique entre nós... É para fumar, idiota!
     O Lima saiu de fininho.



Da série Outras Espécies

Informações úteis

Carrapatos

Um carrapato ou carraça é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos. Fonte: Wikipédia

"(...) Possuem hábitos noturnos e durante o dia, escondem-se em fendas nas paredes e pisos, vivem nos galinheiros, estábulos, pocilgas, pombais, habitações humanas e em outros locais que apresentam a possibilidade de se esconderem. São extremamente resistentes à fome, podendo viver até cinco anos sem se alimentarem (...)" (Débora Carvalho Meldau).

Erva de Santa Maria

É usado pela população Indígena e na medicina popular do Brasil, Belize, Equador, Haiti, México, Panamá, Peru, Trinidad-Tobago, Venezuela, EUA, Turquia e China há centenas de anos. Abortiva, anti-inflamatória, anti-helmíntica, antitumoral antiviral, antiasmática, antiespasmódica, antipalúdica, aromática, anti-ulcerosa. Em alta dose é extremamente tóxica , podendo causar a morte.

Fonte:http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/erva-de-santa-maria.html#.V-BkoIgrLIU

Imagem: Google


LIVRO, UM PRESENTE INTELIGENTE!!!

Está no ar A Moça do Violoncelo (contos de mistério) - Estrelas (poesias). Dois livros em um. Aos interessados façam contato por e-mail:


jestanislaufilho@gmail.com

(55) 32-9 9963-0023 (zap)
 
O miniconto acima não integra a coletânea de A Moça do Violoncelo, cujos contos são inéditos