Serpentes


 
Jerusa chegou em casa e foi logo desabafando:
       - Honestamente, a Flora é uma tremenda de uma chata. Que coisa!
Agora deu para implicar comigo por causa de minhas músicas. Ah, porque você coloca o som alto, Jerusa. Saco! Tem razão o Isaías de dizer que ela é uma serpente peçonhenta!
      - Também acho - concordou Suzana -, mas não se esqueça, o Isaías bem que bate as asinhas pra ela!
    - Será? O Isaías é tão demodé! Niilista. Não sei como a Maga aguenta.
      - Tem gosto pra tudo neste mundo, miga. Mas ele tem charme. É um intelectual, fi-ló-so-fo! Disse Suzana, com ironia.
        - Inteligente ele é sim. Às vezes fico com pena da Maga. Isaías não tem limites. Ele confunde liberdade com libertinagem - completou Jerusa, tomando as dores de Maga.
      - A Maga é uma bruxa, sabe se defender. Quero ver você se defender da serpente aí do lado.
        - Ah, melhor esquecer a Flora, melhor deixarmos as serpentes em paz. Mas que o Isaías bate as asinhas pra ela, ah, isso bate. A Maga que não abra os olhos.
       - Faz o seguinte, Jerusa - sugeriu Suzana -, coloca um cd do Chico, a Flora  gosta de sertanejo universitário.
   - Boa ideia! Mas devagar com a serpente, porque ela pica. Brincadeira, a serpente do lado não é venosa. Vou coar um café. E pode ir me contando as novidades...
 


Da série Outras Espécies 
Imagem: google




Serpentes

o que são

As serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata. São também conhecidas como cobras e apresentam como principal característica a ausência de pernas, que perderam durante o processo evolutivo.

- Algumas espécies de serpentes são peçonhentas, ou seja, possuem a capacidade de produzir veneno, através de glândulas na boca. Estas serpentes venenosas injetam o veneno nas presas, usando dentes inoculadores (específicos para tal tarefa)

Existem no Brasil, aproximadamente, setenta espécies de serpentes venenosas (peçonhentas). Muitas delas são extremamente perigosas, pois o veneno pode até levar uma pessoa à morte.

Curiosidades:

- A maior serpente do mundo é a píton, cujo comprimento pode atingir até 10 metros. Porém, a maior serpente venenosa do mundo é a surucucu, que pode atingir até quatro metros e meio de comprimento. Tem como habitat as florestas da Amazônia e a Mata Atlântica.

Fonte: http://www.todabiologia.com/zoologia/serpentes.htm
 

Está no ar A Moça do Violoncelo (contos de mistério) - Estrelas (poesias). Dois livros em um. Aos interessados façam contato por e-mail:

LIVRO, UM PRESENTE INTELIGENTE!!!

 

jestanislaufilho@gmail.com

(55) 32-9 9963-0023 (zap)