Gate 17

Liguei para meu "bookmaker", Phil, atrás de uma barbada no Kentucky Derby.

- Winning Colors é uma das favoritas. Ganhou o Santa Anita Derby e vem de duas vitórias na temporada de estreia...

- Cotação baixa, paga pouco - ponderei. - O que me diz de Risen Star?

- Boa escolha, é um animal muito promissor, filho do grande Secretariat. Eu apostaria nele.

- Algum azarão com possibilidades de chegar entre os três primeiros?

Phil deu uma casquinada.

- Se eu soubesse, não lhe diria... porém, estava analisando as posições de largada. Sabia que nunca houve uma vitória de um cavalo no "gate" 17?

- É uma posição dentro do "gate" auxiliar - analisei. - Teoricamente, seria uma vantagem, pois o cavalo sai próximo da parte interna da pista; porém, todos os outros vão para esse lado, tentando virar bem a primeira curva. A probabilidade de levar um encontrão e rodar é muito grande...

E então, entendi o que ele insinuara.

- Quem está no "gate" 17?

- Forty Niner, o potro vencedor do Champagne Stakes em 1987. Eu ficaria de olho nele.

Tomei minha decisão.

- Aposte 50 pratas nesse Forty Niner.

- Vencedor?

- Placê.

Deu placê. Forty Niner fez uma corrida emocionante naquele 7 de maio de 1988 e chegou em segundo lugar, perdendo para Winning Colors por um pescoço. Já Risen Star, muito prejudicado na largada, ainda assim, conseguiu chegar em terceiro.

(Trinta anos depois, o "gate" 17 continuava sem produzir vencedores...)

- [24-05-2018]