JOÃOZINHO E A LUA

A lua surgiu diferente aquela noite. Não era cor de prata, mas parecia avermelhada. Uma bola vermelha boiando no céu. E tudo em volta estava cinzo e opaco.

Joãozinho assustou-se com aquilo e pensou que fosse algo muito sério. Será que o mundo estava se acabando e Deus estava botando fogo nas coisas e começara com a lua? Aiaiai e se tudo em volta começasse a pegar fogo também? Seria uma loucura.

Deitou-se bem cedo e começou a chorar, pensando nos seus pecados e nas atrocidades do fim. O que iria acontecer. Ele queimaria também junto com todas as coisas? Seria castigado porque mentiu, porque aprontou tantas artes? Quem sabe o mundo estava acabando por causa de seus feitos? Pensou, chorou e tremeu até que vencido pela exaustão adormeceu.

No outro dia tudo estava normal. O mundo não acabara e foi contente para a pequena escola que funcionava numa casa velha no povoado de Ribeirãozinho.

Quando a aula começou o assunto no geral era a lua estranha da noite anterior. Então a professora explicou o que havia acontecia. Aquela fora uma noite de eclipse.

O conhecimento chegou, e tudo mudou. Quando ele chega todos os fantasmas vão embora. Os medos se dissipam. As perguntas são respondidas e a luz se faz.

A noite opaca e tenebrosa deu lugar a um dia lindo.