A grande surpresa

A GRANDE SURPRESA
Miguel Carqueija

Dois de janeiro de 2006, segunda-feira.
Na rede virtual a data é 33 de dezembro...
O Banco Central do Brasil aumentou as taxas de juros — e isso não apareceu nas operações.
A China Vermelha tentou lançar astronautas numa nova missão orbital — e o foguete não subiu.
Bush mandou invadir outro país do Oriente Médio — e a operação não andou.
Fidel Castro mandou fuzilar mais dissidentes — e a ordem não chegou ao destino.
No dia seguinte os calendários eletrônicos marcavam a véspera do dia anterior. A cada dia voltava-se em vez de avançar — e ninguém descobria o vírus.
Foi Stephen Hawking que, com seu sintetizador de voz, matou a charada:
“Senhoras e senhores, o que está acontecendo com os computadores do mundo e com a internet é que eles estão contaminados com o Bug do Milênio. É um caso típico de efeito retardado.”

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2005.



NOTA: examinando um dos meus cadernos de manuscritos mais antigos redescobri hoje este pequeno conto de ficção científica do qual havia até me esquecido. O "bug do milênio" é algo que se temia na aproximação do ano 2000: que os computadores não estavam programados para "entender" a passagem do século e que voltariam a 1900. Isto afinal não ocorreu, mas deu-me a idéia desta pequena história, que obviamente está datada.
(imagem pinterest)

 
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 07/09/2021
Código do texto: T7337415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.