O natal me devolve meu pai e a sua incontestável presença. Um homem negro subindo a rua de volta do trabalho carregando, como bônus de fim de ano, um fardo de alimento, um ou outro brinquedo. O natal é minha mãe e o seu manjar dos deuses. Seus louvores e orações. Um sorriso largo, sempre agradecido, cosendo vestidos de cambraia e cianinha. O natal são minhas irmãs cozinhando, se arrumando. Muitas vezes rindo, outras brigando. Depois fazendo as pazes porque família é isso mesmo,  desarranjo e conserto todo dia. É a lembrança da árvore de ferro forjada na oficina no fundo do quintal. A prova de que tudo pode ser feito de modo perfeito. É a chuva caindo, enchendo os tambores, nossas piscinas naturais. É a manjedoura artesanal, construída por meu irmão, sempre habilidoso na arte dos palitos. É o dia 25, cheio de samba-canção vindo de um rádio bonito, todo envernizado. Não sabíamos o que era Europa,  nem Estados Unidos e a Rede Globo era apenas a  Simone cobrando: "Então é Natal e o que você fez? Um remorso doido corroendo o peito, logo exorcizado na Missa do Galo.

                                   ***

 

Convido você a conhecer também o meu trabalho no Instagram @adelaidepaulaescritora e, se desejar me seguir, será uma honra ter a sua companhia comigo.

Meus livros estão disponíveis para venda. Para adquirí-los, basta solicitá-los por mensagem ou  pelo e-mail adelaidepaulaescritora@gmail.com

Tenho pacotes especiais para escolas, que vêm acompanhados por um Projeto de Leitura, desenhado especialmente para a realidade da sua instituição. Além, obviamente, do encontro comigo para autógrafos.

Mais uma vez obrigada pela gentileza de me ler!

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 05/12/2021
Reeditado em 05/12/2021
Código do texto: T7400206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.