A hora dos ruminantes*

Não é fácil ser boi de corte, disse Isaías enquanto cortava a cabeça de uma cebola, para temperar o bife. Nem me fale, respondeu Maga. Ah, falo sim, devolveu Isaías. Não, por favor, respondeu a companheira , agora não. É você quem contribui para o sofrimento dos animais, sou vegana. Por favor, não diz nada!

Isaías estava mais pra sincero, que pra masoquista, falou: - Você sabia, minha querida, o tanto de sofrimento, que o gado de corte passa, antes do abate? São imprensados nas carrocerias de caminhões e se machucam nos solavancos, pisam uns nos outros, se ferem. Com fome e sede, muitos morrem durante o transporte. A Maga responde, sem tirar os olhos do livro de José J Veiga, indignada: - Há de chegar o dia em que esses frágeis animais irão reagir. Vez ou outra morre um toureiro em Madri. Esse sofrimento não acontece apenas com os bois. Acontece com porcos, frangos, gansos e tantos outros não humanos. Ô Isaías, toma tento, pare de comer carne! Ah, Maga, responde o companheiro, com um misto de tristeza e ironia: - Não evolui o suficiente, para uma decisão dessa natureza.

* Título de um livro de José J Veiga

Pesquisa:

Constituem uma subfamília de mamíferos artiodáctilos bovídeos, distribuídos por todos os continentes e com enorme importância econômica como fonte de leite e carne para o homem. O grupo inclui cerca de 24 espécies agrupadas em nove gêneros.

Fonte: Wikipédia

Tais animais são herbívoros ruminantes. Eles se alimentam, principalmente, de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, e rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros. Eles pertencem à Família Bovidade, assim como ovelhas, cabras, antílopes e bisontes.

Fonte: Google