Burro de carrga

Burro de carga

Sou um verdadeiro burro de carga, desabafou Isaías diante de uma montanha de vasilhas sobre a pia. Tô morrendo de pena, respondeu a Maga, seguida de uma risada, rir é o melhor remédio, como costuma dizer Suzana Barbi. E emendou: Pena de verdade tenho dos burros, cavalos, éguas puxando carroças pelas ruas e estradas, lotadas de entulhos produzidos pelos tais cidadãos civilizados. Minha querida Maga, os animais são importante fonte de renda pra muita gente. Tem a sua importância social, disse Isaías. Mas não precisam de maus-tratos, retrucou a Maga, sem pestanejar. Não é assim que a banda toca, Maga. Eles recebem ração, água e carinho de seus donos... Maga não esperou a conclusão de seu companheiro: - Você sabia, que esses seres indefesos são cegados em um olho, para que não se assustem com o barulho do trânsito, nas grandes cidades? Seus sentidos são alterados. Um absurdo, nem Kafka, nem José J Veiga imaginaram algo tão surreal. Nem o Lima, querida, observou Isaías, enxugando a louça.

Pesquisa:

Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus). Quando se trata de uma fêmea resultante desse cruzamento, falamos em mula.

Como são indivíduos resultantes do cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes, apresentando número ímpar de cromossomos, burros e mulas tendem a nascer estéreis.

Fonte: Mundo Educação (UOL)

O cavalo (Equus ferus caballus), o jumento (Equus africanus asinus) e o burro (Equus asinus x Equus cabalus) podem até contar com semelhanças em suas aparências, mas são de espécies distintas. Eles possuem certo grau de parentesco no mundo animal, além de terem em comum o fato de serem vertebrados (possuem cabeça e crânio ao redor do chamado encéfalo, este último sendo o centro do sistema nervoso), mamíferos (se alimentam do leite materno para crescer na infância) e herbívoros (comem material vegetal na vida adulta).

Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3025102/qual-a-diferenca-entre-cavalo-jumento-e-burro